SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Como ocultar arquivos e pastas sem renomeá-los

Normalmente, se você deseja ocultar um arquivo ou pasta para que ele não apareça em seu gerenciador de arquivos, você o renomeia, adicionando um ponto (“.”) no início do nome do arquivo.

No entanto, há situações em que você pode querer ocultar um arquivo ou pasta sem renomeá-lo. Por exemplo, alguns aplicativos insistem na criação de uma pasta oculta na pasta Home ou Documentos do usuário (e elas não podem ser renomeadas). Mas eu não quero minhas próprias pastas ocultas fora de ordem. Eu quero encontrar facilmente o que estou procurando.

Outra forma de ocultar arquivos e pastas

Para essas situações, ou qualquer outra motivo, há outra forma de esconder arquivos e pastas. Você pode criar um arquivo chamado .hidden (há um ponto no início do nome, ou seja, ele próprio é um arquivo oculto). Nesse arquivo, digite o nome dos arquivos e pastas que você deseja esconder, cada um em uma linha separada. Em seguida, atualize a pasta no gerenciador de arquivos (F5 ou pressione Ctrl + R) e os arquivos ou pastas não aparecerão mais.
Isso deve funcionar (pelo menos, funcionou no meu teste) com os gerenciadores de vários ambientes gráficos: Nautilus (Gnome), Nemo (Cinnamon), Caja (Mate), Thunar (Xfce) e Pantheon Files (Pantheon do Elementary OS), além de outros em que não testei. Detalhe: no Thunar você precisará reiniciar o programa e não apenas atualizar a pasta.
Um exemplo: vamos supor que você tem uma pasta chamada Pasta 1 e um arquivo chamado Arquivo 1 em sua pasta Home e quer ocultá-los sem renomear. Para fazer isso, crie um arquivo chamado .hidden nessa pasta e, nesse arquivo, adicione as duas linhas seguintes:
Pasta 1

Arquivo 1
Em seguida, salve o arquivo e pressione F5 para atualizar a pasta Home. Você verá que “Pasta 1” e “Arquivo 1” não são mais exibidos. Mas note que os arquivos continuam sendo vistos no terminal através do comando “ls”.
Dica extra: aqui tem uma extensão para o Nautilus que permite esconder arquivos e pastas usando este método apenas através de um clique no menu de contexto.
Comentários