como-remover-os-pacotes-orfaos-no-centos

Se você usa o CentOS para instalar aplicações e até montar servidores, já deve ter encontrado, em alguns casos, aplicações que deixam de usar essa ou aquila dependência, no entanto, elas não são removidas do sistema, e ficam ali acumulando espaço e podem até mesmo causar problemas. Mas hoje isso vai ser resolvido, saiba como remover os pacotes órfãos do CentOS.

Se você não entendeu muito bem o que é um pacote órfão, vou te dar um exemplo prático. Digamos que você instalou o aplicativo X, e este aplicativo precisa da dependência Z e assim ela foi instalada. No entanto, depois de algum tempo você precisou remover o aplicativo X, mas a dependência Z ficou lá, instalada no CentOS, esse pacote que sobra e que não será mais usado no sistema é chamado de pacote órfão.

Removendo os pacotes órfãos no CentOS

A primeira coisa que temos que fazer é abrir o Terminal, em seguida, vamos verificar se o pacote cleanup esta disponível, pois é justamente ele que vamos usar para fazer a remoção dos pacotes órfãos. Caso o cleanup não esteja, execute o comando abaixo para instalação. Lembre-se que o comando abaixo esta sendo escrito para ser executado como ROOT, mas você pode usá-lo com sudo também sem nenhum problema.

yum install yum-utils

Agora vamos começar a nossa checagem, vamos gerar um lista que exibirá todos os pacotes órfãos do CentOS. Para isso, execute o comando abaixo:

package-cleanup --leaves

E agora chegou o momento, vamos então remover todos os pacotes órfãos que foi localizado pelo yum-utils durante a verificação. Execute o comando abaixo como ROOT ou se preferir como sudo.

yum remove `package-cleanup --leaves`

Bom, é isso. Perceba que talvez seja preciso executar o comando novamente. E eu até recomendo que seja feito assim, isso garante que você tenha uma eficácia melhor na para remover os pacotes órfãos. Qualquer dúvida, nos procure no canal do Telegram como @sitesempreupdate.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    OpenIndiana 2018.10 foi lançado com suporte ao Desktop MATE 1.20

    Previous article

    Como verificar a intensidade do sinal WiFi no Ubuntu via Terminal

    Next article

    You may also like

    More in Dicas