in

Como resolver tearing em GPU nVidia no Linux

Nesse post vamos ver como resolver tearing em GPU nVidia no Linux, habilitando função na GPU nVidia para retirar aquela imagem rasgada do sistema.

Veja nesse post como resolver tearing em GPU nVidia no Linux, porque todos que jogam, assistem a filmes ou usam o PC no dia a dia não gostam do efeito que o tearing dá na imagem reproduzida.

Para entender um pouco, a reprodução de vídeo necessita de uma sincronização vertical, sincronizando os frames criado pela placa gráfica para refrescar o ecrã. No entanto, o tearing, que cria imagem rasgada poderá aparecer em qualquer parte do ecrã.

Por exemplo, se o uso de uma tela está configurada para 60 Hz e a placa gráfica oscila na saída de frames para mais ou para menos ficando abaixo ou acima de 60 quadros por segundo, o ecrã não será capaz de corrigir o problema podendo exibir um pedaço do frame antigo ou de um pedaço do frame novo, assim tendo o efeito de Tearing.

Para entender melhor, dê uma lida no post O que é o Screen Tearing e porque acontece.

Como resolver Tearing em GPU nVidia no Linux?

Nesse post, usamos o sistema GNU/Linux Debian 10 Buster com a placa de vídeo nVidia Geforce GTX 1050Ti. Caso ainda não tenha o drive da nVidia instalado, veja esse post Como instalar driver Nvidia última versão ou caso seja mais conservador use o drive do repositório: Instalar Nvidia GeForce GTX 1050Ti no Debian 9 Stretch.

1. NVIDIA X Server Settings

Já com o drive da placa de vídeo instalada, abra o terminal e digite o comando:

nvidia-settings

Ou pode ir no Menu > Configurações > Configurações do NVIDIA X Server.

Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux
Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux

Com a janela do NVIDIA X Server Settings aberta, selecione a opção X Server Display Configuration. Do lado direito, clique no botão Advanced… . O botão Avançado / Básico alterna entre uma visão básica e uma visão avançada com opções de configuração extras.

Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux
Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux

Com a opção avançado habilitado, marque a opção Force Composition Pipeline ou Force Full Composition Pipeline que o mesmo já habilita a primeira opção mais completa.

1.1. Force Composition Pipeline:

The NVIDIA X driver can use a composition pipeline to apply X screen transformations and rotations. “Force Composition Pipeline” can be used to force the use of this pipeline, even when no transformations or rotations are apllied to the screen. This option is implicitly set by Force Full Composition Pipeline.

O driver X NVIDIA pode usar um pipeline de composição para aplicar transformações e rotações de tela. ‘Forçar pipeline de composição’ pode ser usado para forçar o uso desse pipeline, mesmo quando nenhuma transformação ou rotação é aplicada à tela. Esta opção é definida implicitamente pelo ‘Forçar pipeline de composição completa’.

1.2. Force Full Compostion Pipeline

This option implicitly enables “Force Composition Pipeline” and additionally makes use of the composition pipeline to aplly View Port Out scaling.

Esta opção habilita implicitamente o ‘Forçar pipeline de composição’ e, adicionalmente, faz uso do pipeline de composição para aplicar o dimensionamento da visão da porta de saída.

Após a marcação das caixas, clique no botão Aplly para aplicar a mudança.

Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux
Como Resolver Tearing em GPU nVidia no Linux

Vídeo: NVIDIA G-Sync Technology

Pronto! Agora com esse post de como resolver Tearing em GPU nVidia no Linux, o usuário poderá usufruir melhor de seus entretenimentos.

Até a próxima!

Escrito por Glauber GF

Graduado em Sistemas de Informação, militante de software livre, usuário assíduo do sistema GNU/Linux e também membro do Viva o Linux.