in

Como saber a diferença entre o apt-get upgrade, o apt-get dist-upgrade e o do-release-upgrade

Não confunda os três comandos usados para atualizar uma máquina baseada em Debian ou Ubuntu. Em vez disso, aprenda o que cada um pode fazer.

Como saber a diferença entre o apt-get upgrade, o apt-get dist-upgrade e o do-release-upgrade

Existem algumas formas de atualizar uma distribuição Linux baseada no Debian. É o caso do Ubuntu, Deepin, Linux Mint, ElementaryOS entre outros. Há uma atualização do apt-get, apt-get dist-upgrade e do-release-upgrade. Você deve estar se perguntando por que existem três caminhos diferentes para atualizar um sistema operacional? Verdade seja dita, cada um desses comandos faz coisas diferentes. Confuso? Neste post, veja como saber a diferença entre o apt-get upgrade, o apt-get dist-upgrade e o do-release-upgrade.

apt-get upgrade vs. apt-get dist-upgrade

Como saber a diferença entre o apt-get upgrade, o apt-get dist-upgrade e o do-release-upgrade

Vamos primeiro olhar a diferença entre o apt-get upgrade e o apt-get dist-upgrade (como é aí que se encontra grande parte da confusão). Quando você executa o apt-get upgrade, ele apenas atualiza o que tem uma nova versão disponível para a plataforma, como definido em /etc/apt/sources.list ou em /etc/apt/sources.list.d/. No entanto, quando você executar o apt-get dist-upgrade, ele irá instalar ou remover pacotes de forma inteligente, conforme necessário, para concluir a atualização. O apt-get dist-upgrade possui um sistema inteligente de resolução de conflitos, por isso tentará atualizar os pacotes mais importantes, às custas daqueles considerados menos importantes. Já o apt-get upgrade não remove pacotes, apenas atualiza. Você pode usar o sudo apt-get dist-upgrade como sua ferramenta de atualização regular? Certamente. Apenas lembre-se, ele excluirá o software se isso for necessário para concluir o processo.

do-release-upgrade

Como saber a diferença entre o apt-get upgrade, o apt-get dist-upgrade e o do-release-upgrade O comando do-release-upgrade, por outro lado, é responsável pela atualização de um release para outro. Então, se você quiser atualizar do Ubuntu 18.10 para 19.04, use do-release-upgrade. No entanto, para usar este comando, o sistema deve primeiro ser totalmente atualizado. Para fazer isso, você deve primeiro executar o sudo apt-get upgrade

seguido pelo

sudo apt-get dist-upgrade

Quando esses dois forem concluídos, você poderá executar o

 sudo do-release-upgrade

e aguardar a conclusão da mágica. A diferença entre esses comandos é importante. Na verdade, você pode querer ler as páginas do manual apt-get e do-release-upgrade para descobrir mais. Para fazer isso, emita os comandos

 man apt-get
 man do-release-upgrade

Aproveite a leitura.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Vendas de smartphones devem sofrer a pior queda de todos os tempos

Vendas de smartphones devem sofrer a pior queda de todos os tempos

Vulnerabilidades de segurança do KDE são corrigidas no Ubuntu e Debian

KDE Plasma 5.17 simplifica exibição do código QR de uma rede