Como saber se o seu Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE é 32 bit ou 64 bit?

como-saber-ubuntu-debian-fedora-opensuse-32-bit-ou-64-bit

Você já deve ter observado que muitas distribuições Linux estão quase que eliminando o uso da arquitetura de 32 bit, o futuro é sem dúvida a arquitetura de 64 bit. Alguns aplicativos estão deixando de ter suporte 32 bit, restando somente a arquitetura de 64 bit,  no entanto, algumas pessoas estão tendo dificuldades em tentar descobrir isso, e não tem segredo, com alguns comandos no terminal você vai saber qual é a arquitetura do seu sistema. Os comandos abaixo vão funcionar em qualquer distribuição GNU/Linux, seja ela Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, Arch Linux, enfim, qualquer distribuição que use o Linux Kernel.

Como descobrir se o seu sistema Linux é 32 bit ou 64 bit!

Antes de passar os exemplos de comandos, é importante esclarecer um detalhe. Sempre que o resultado no terminal for x86_64 quer dizer que é 64 bit e caso o resultado seja i386/i486/i586/i686 indica que é um sistema de 32 bit.
Vamos então ao que interessa!

Comando uname, este é sem dúvida a forma mais prática e fácil de descobrir, você pode usar qualquer um dos comandos abaixo:

uname -p
uname -i
uname -m
Confira a imagem abaixo, observe que o comando uname -i não trouxe um resultado válido, geralmente isso acontece quando o Kernel sofre modificações, no entanto, para todas as outras opções a arquitetura x86_64 aponta que estou usando um sistema com arquitetura de 64 bit.

O segundo meio para descobrir é usando o simples comando Arch, pois é, mais simples ainda:

arch

Agora, se você quer informações completas, o comando ideal é o lscpu, como o nome já sugere, ele vai listar informações sobre a sua CPU:

lscpu

Veja um exemplo do resultado via terminal:

Sair da versão mobile