Como sua empresa pode usar a blockchain?

O blockchain vai remodelar a vida das pessoas e acelerar a atualização econômica

Imagem: Reprodução / Computer Weekly.

Até 2025, a blockchain público fornecerá uma base interoperável essencial para o gerenciamento global descentralizado de identidades, de acordo com uma pesquisa da Gartner.
Na pesquisa Agenda CIO do Gartner 2019, 60% dos CIOs disseram esperar algum nível de adoção de tecnologias blockchain nos próximos três anos. Neste artigo, veja como sua empresa pode usar a blockchain.

Para que serve a blockchain?

RV Raghu, diretor da Isaca, a associação profissional internacional focada em governança de TI, acredita que, como oferece uma maneira de gerenciar registros sem nenhum controle central, a blockchain encontrará muitos usos para apoiar a natureza sempre conectada da sociedade.

Ele diz:

Uma das coisas mais simples que se pode fazer é identificar quais dados devem ser registrados para cada transação.

Raghu diz que, usando a blockchain, todos os detalhes relevantes serão registrados para a posteridade. Dessa maneira, estabelecendo uma trilha de auditoria, que suportará o escrutínio necessário dentro da empresa e de uma perspectiva regulatória.

Ele diz:

Acrescente a essa mistura o fato de que os dados são criptografados e não podem ser alterados por nenhuma entidade. Além disso, uma trilha forense muito sólida pode ser estabelecida com a configuração correta da blockchain.

O processo de validação garante alta integridade. Mike Yeoman, analista de pesquisa do Fórum de Segurança da Informação (ISF, sigla em inglês), diz:

A validação depende da natureza distribuída da rede, tornando uma blockchain altamente disponível e resiliente. Desde que apenas um nó permaneça disponível, a blockchain continua funcionando e o livro razão pode ser visualizado por qualquer parte interessada.

Usos reais da blockchain

Tais “garantias” de integridade e alta disponibilidade tornam a blockchain bem adequada para cadeias de suprimentos. Por exemplo, a Maersk e a IBM fizeram parceria em uma plataforma blockchain que registra e rastreia manifestos de remessa nas cadeias de suprimentos globais. A Volvo também usa uma blockchain para rastrear e verificar o fornecimento ético de minerais de terras raras usados na produção de veículos.

Para o comércio globalizado da Maersk, a fraude e o gerenciamento complexo de informações são desafios consideráveis.

A empresa de logística diz que sua plataforma oferece maior confiança, transparência e colaboração. Foto: Bahnfrend / Wikipedia.

Yeomans afirma:

Ao usar um único registro centralizado, considerado imutável e disponível para todas as partes interessadas autorizadas, esses obstáculos são significativamente reduzidos. Cinco das seis maiores empresas de transporte do mundo (e muitos fornecedores menores) agora participam da plataforma blockchain da Maersk.

A empresa de logística diz que sua plataforma oferece maior confiança, transparência e colaboração nas cadeias de suprimentos e ajuda a promover o comércio global.

A plataforma única e compartilhada da Maersk foi projetada para otimizar a cadeia de suprimentos e eliminar a necessidade de inúmeras planilhas e programas, facilitando a administração logística e economizando dinheiro.

Yeomans diz:

A abordagem distribuída e baseada em consenso para validar blocos protege contra adulteração ou adição de transações fraudulentas ao livro razão. Mesmo que um nó seja comprometido, tentativas de falsificar o livro razão digital para ocultar furtos ou contrabando de carga serão detectadas e impedidas pela validação realizada por outros nós, pois eles rejeitarão bloqueios fraudulentos.

Para Yeomans, o uso de uma blockchain para verificar a ética da cadeia de suprimentos também usa o livro razão de transações da blockchain, amplamente disponível e considerado de alta integridade.

Integridade e disponibilidade

Ele diz que a aplicação da Volvo de uma blockchain utiliza os atributos de integridade e disponibilidade que a tecnologia oferece para rastrear se os produtos em sua cadeia de suprimentos foram provenientes de regiões de conflito.

Yeomans diz:

A falsificação de documentos é comum em regiões de conflito. Portanto, a blockchain torna esse processo muito mais difícil, enquanto a natureza transparente do livro facilita muito o rastreamento da longa jornada de remessas. Novamente, isso reduz consideravelmente as despesas gerais associadas à troca de informações e agiliza o processo de identificação de itens roubados ou adicionados falsamente à cadeia de suprimentos.

Blockchain no setor público

No setor público, a blockchain tem o potencial de permitir a construção de um “digital self” – o equivalente a um passaporte digital.

Richard Hunt, fundador da Turnkey Consulting, acredita que uma vez que um indivíduo tenha passado pelo processo para provar sua identidade, essa prova poderá ser reutilizada em outras situações em que a identificação é necessária.

Ele diz:

Uma identidade digital permitiria aos cidadãos retomar o controle de seus dados e sua identidade, escolhendo com quem compartilhar essas informações e, talvez mais importante, com quem não fazê-lo. Isso também permitiria que os indivíduos entendessem e capitalizassem totalmente o valor de seus dados pessoais.

O destacado vice-presidente do Gartner, David Furlonger, diz que os governos estão procurando maneiras de implantar a blockchain para melhorar a eficiência.

As iniciativas baseadas na eficiência são baseadas na ideia de que transações multipartidárias descentralizadas podem ser otimizadas usando a blockchain para resolver transações. Os interesses do governo são motivados principalmente pela necessidade de diminuir o atrito em processos, interações ou transações desconectadas entre várias organizações governamentais ou envolvendo os ecossistemas mais amplos do público/privado.

Furlonger diz:

Os estados dos EUA de Vermont e Delaware, bem como Dubai, mostraram alguns dos esforços mais visíveis e ambiciosos no uso de blockchain para organizar registros do governo.

Uso na segurança de TI

A blockchain é muito mais difícil de quebrar, de acordo com Eoin Keary, especialista em segurança cibernética.

Ele diz:

Dado o livro razão distribuído da blockchain, se alguém tentar alterar os dados, o sistema analisa toda a cadeia, compara cada bloco de dados da cadeia e exclui qualquer um que não corresponda, o que impede alterações não autorizadas.

Isso significa que é possível usar a blockchain para garantir a integridade de sistemas críticos de TI. Além disso, Keary acredita que a blockchain pode ser usada para gerenciar registros DNS.

Ele diz:

Os registros DNS seriam imutáveis e distribuídos, tornando quase impossível atacar. O invasor precisaria atacar todos os nós devido ao livro distribuído da blockchain.

Outro uso na segurança de TI está relacionado ao armazenamento descentralizado. Como os dados não são armazenados em um único local, mas em milhares de nós, Keary acredita que isso torna muito difícil para um invasor coletar conjuntos de dados completos.

Blockchain e a Internet das Coisas

Para a diretora de pesquisa da Ovum, Maxine Holt, a arquitetura peer-to-peer (P2P) da blockchain e as tecnologias de segurança intrínsecas – incluindo criptografia e hash de dados, registros redundantes e imutáveis, robustez de dados para nós comprometidos e uso de carteiras – traga o potencial de aumentar a segurança da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês).

Ela diz:

Essas características permitem o desenvolvimento de redes de dispositivos confiáveis – em implantações de blockchain públicas ou privadas.

Em termos de segurança da IoT, Keary diz que a blockchain pode ser usada em relação a cenários de monitoramento operacional e de ameaças.

Ele diz:

Usando a blockchain, os dispositivos podem trabalhar juntos e concordar com o que é ‘normal’ e, como resultado, alertar ou bloquear dispositivos que se comportam fora dos limites da normalidade. A beleza da blockchain é o fato de não haver autoridade central e milhares/milhões de nós coletivamente controlarem e tomarem decisões com base na integridade da blockchain.

Blockchain no gerenciamento de ativos

De acordo com Keary, o conceito de contabilidade imutável pode ser aplicado ao gerenciamento de ativos ou aos controles de integridade e configuração de dados, de modo que o histórico de perfis de ativos ou hashes de integridade para downloads de software possa ser armazenado em uma blockchain.

Ele acrescenta:

Os hashes para um determinado download ou instalação de software podem ser comparados ao hash armazenado no blockchain para ajudar a garantir que o software não seja comprometido com malware.

Keary diz que o gerenciamento de identidade e acesso (IAM, sigla em inglês) também é candidato à blockchain.

Ele diz:

Uma solução IAM baseada em blockchain tornaria impossível para os hackers entrar em uma rede/sistema e sair de maneira não detectada. O invasor não pode mais ocultar suas faixas ou adulterar os logs de acesso para apagar registros ou seu acesso injustificado devido à imutabilidade da blockchain.

Links quebrados

Embora ofereça muitos benefícios, a indústria percebeu que ainda há muito a ser feito antes que a tecnologia blockchain se torne mainstream. Quase exatamente um ano atrás, em Londres, Dean Demellweek, estrategista de inovação digital do BNP Paribas, disse que, após o enorme hype em torno da blockchain, a tecnologia enfrentava um “abismo de atravessar” se os primeiros pilotos fossem aplicados aos desafios de negócios da vida real.

O piloto do Barclays and Wave de 2016 e os pilotos mais recentes do HSBC e ING ilustraram a possibilidade de usar a blockchain para transações mais rápidas, baratas e seguras.

Se gostou deste artigo sobre como sua empresa pode usar a blockchain, não deixe de compartilhar!

Fonte: Computer Weekly

Leia também: Saiba as principais linguagens de programação utilizadas em blockchain

Sair da versão mobile