Como ter um Shell do Linux no Windows usando o MSYS2

Diariamente os usuários utilizam o terminal do Linux para executar diversas operações, como atualizações, instalações, testes de conectividade, etc. Com certeza já deve ter acontecido com você (e já aconteceu comigo! rs) de estar em um servidor ou desktop Windows e digitar erroneamente os comandos ls, traceroute (e não tracert), por exemplo.
Eis que surge uma ferramenta chamada MSYS2. É um projeto interessante que nos permite utilizar vários comandos do Linux/Unix, como dd, ls, e muitos outros no sistema operacional da Microsoft.
O MSYS2 trabalha em conjunto com a famosa ferramenta Cygwin, com a qual podemos ter uma shell e várias aplicações no prompt de comando do Windows, além de poder utilizar o gerenciador de pacotes Pacman, padrão no Arch Linux e Manjaro. Com o Pacman podemos manter todas as várias ferramentas incluídas no Cygwin e MSYS2, com a possibilidade de poder instalar/atualizar um novo pacote, à partir da linha de comando.
Em uma estação ou máquina virtual Windows, acesse o endereço abaixo:

 

Dentro do site, na parte superior, encontram-se dois instaladores para download. Faça o download daquele que se enquadra na arquitetura de seu sistema operacional Windows, ou seja, se ele é 32 ou 64 bits.

 

Instalação

Após o download, vamos iniciar a instalação. Clique duas vezes sobre o instalador, em seguida veremos a tela de boas vindas.
Clique em Next.

MSYS2
Na tela seguinte, o instalador solicitará o caminho onde o MSYS2 será instalado, mantenha o padrão (c:msys64, caso seja o instalador para 64 bits). Clique em Next.
 
Nesta tela será solicitado que informemos em qual grupo de atalhos será criado o MSYS2. Nesta tela não altere nenhum dado. Clique em Next.
Progresso da instalação do aplicativo.
 
Na tela abaixo vemos que a instalação está completa. Deixe a opção Run MSYS2 64bit now marcada. Clique em Next.
Após o término da instalação, o MSYS2 é iniciado automaticamente. Para atualizarmos a lista de pacotes do MSYS2 basta digitar o comando pacman -Syu.
 Após a atualização feche o programa e abra-o novamente.
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile