in

Como transcrever automaticamente o áudio para o texto

Não perca mais tempo com transcrição de áudio para texto, saiba como otimizar o tempo!

como-transcrever-automaticamente-o-audio-para-o-texto

Atualmente termos que lidar com escassez de tempo não é um fato que se afigura a ninguém como novidade. O que pode ser que seja considerado como novidade é o surgimento de ferramentas novas que a gente eventualmente consegue incorporar em nossas rotinas e, deste modo, somos capazes de definir em outros termos a forma como no fim do dia, utilizamos nosso tempo.

Assim, muitas foram as aplicações que desenvolvidas com o foco em acabar com esse dilema que nos assola a tanto tempo. Com isso, vamos ter métodos mais eficientes para efetuar a transcrição de nossos áudios, seja qual for a intenção por detrás das nossas necessidades.

No intuito de apresentar-lhe uma solução diversa e realmente eficiente achamos conveniente primeiro dizer que pode ser muito interessante trabalhar bem a parte inicial desta missão, que é o momento da escolha do dispositivo ou aplicativo de gravação de voz.

Escolher uma aplicação para gravação que seja de qualidade, pode ajudar no sucesso da tarefa de de uma boa transcrição. Felizmente para esta tarefa, são várias as opções disponíveis para serem escolhidas. Dentre os exemplos que podemos listar de aplicações desta categoria temos Transcription Panda, iScribd, Volcamatic, GMR Transcription e muitos mais.

O formato do salvamento do arquivo

É interessante notar que independentemente do programa que você venha escolher, convém ter em mente que eles em muito te ajudarão no futuro quando houver a necessidade de exibir em tela o texto daquilo que antes era apenas áudio.

Por essa razão, é necessário que com qualquer um dos programas acima mencionados ou qualquer outro de funções semelhantes, você pegue o arquivo que foi gerado e salve-o no formato MP3, MP4, WMV, AIF, M4A, MOV, AVI, VOB, AMR, WMA, OGG.

Note que, se antigamente seria necessário envolver nesta atividade um número considerável de agentes que teriam a função de auxiliar com as diversas tarefas relacionadas – em um primeiro momento – aos detalhes da gravação em si e, depois, um outro grupo para atuar na transcrição desejada.

Hoje, porém, é possível cumprir esta saga toda com uma quantidade de trabalho absolutamente reduzida, simplesmente fazendo uso do que temos até aqui na área de inteligência artificial. Acessando o Audext você terá contato com uma plataforma desenvolvida especificamente para este fim e que de maneira completamente automatizada realiza a transcrição de gravações diversas, de podcasts, filmes, palestras ou entrevistas em minutos.

Os custos para utilização da plataforma são irrisórios quando comparado aos benefícios que a mesma traz, em especial à economia de tempo. Você nem sequer vai sentir necessidade de negociar diante do benefício que terá. Uma vez que você decidiu pela transcrição, ou seja, a transcrição de áudio para texto (é melhor usar o Audext), que por acaso é a plataforma que linkamos acima.

O procedimento para uso da plataforma

Acessar o que o Audext tem a oferecer aos seus usuários é bastante simples, e para provar a eficiência desta magnífica plataforma que é tão útil a podcasters, repórteres, palestrantes ou mesmo acadêmicos que têm o hábito de realizar gravações das aulas, o Audext dará 30 minutos de transcrição àqueles que se cadastrarem na plataforma.

Veja, basta que você crie um perfil para que possa usufruir dos trinta minutos de transcrição. Note ainda que, diferentemente do modus operandi de outras plataformas semelhantes, a realização do seu cadastro dispensará a inserção de quaisquer dados de seu cartão de crédito.

Portanto, se sua intenção é experimentar a funcionalidade da plataforma e ver se ela de fato entrega todos estes benefícios que acabamos de dizer, convém que você faça o upload do arquivo e inicie a transcrição.

Uma vez que o tenha subido, saia para tomar um chá ou talvez um café, ou para ir ao banheiro ou pegar uma água pois ao término ocorrerá em alguns minutos, dependendo do tamanho do arquivo inserido.

Você será notificado por e-mail, o mesmo informado no cadastramento, onde constará um link que permitirá que você realize o download da transcrição daquele áudio e poderá editá-lo conforme lhe seja conveniente, e decidir se vale a pena ou não, assinar um dos planos para atender suas necessidades profissionais.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Ambiente de área de trabalho "Gresik" do GNOME 3.36 entra em desenvolvimento

Ambiente de área de trabalho “Gresik” do GNOME 3.36 entra em desenvolvimento

KernelCI é o teste automatizado chega ao kernel Linux

KernelCI é o teste automatizado chega ao kernel Linux