in

Como transformar o Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway

A Canonical mostra isso a partir do Ubuntu 19.10.

Como transformar o Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway

Hackear aplicativos de ponta nunca foi tão fácil. De acordo com a Canonical, isso é bem simples. Basta de um Raspberry Pi 4 e o Ubuntu 19.10. Assim, é possível transformá-lo em um Edge Gateway. A Canonical publicou um tutorial sobre como transformar um computador Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway com o mais recente sistema operacional Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine).

A computação edge está se tornando cada vez mais popular, e a Canonical, fabricante do Ubuntu, inova no espaço de ponta e IoT com seu popular sistema operacional baseado em Linux. Assim, a empresa com sede em Londres tem como objetivo oferecer aos desenvolvedores novas oportunidades de inovar e invadir aplicativos de ponta com o Raspberry Pi 4, Ubuntu e EdgeX Foundry em um piscar de olhos.

No que diz respeito à borda da IoT, o EdgeX Foundry é uma plataforma rica em recursos para desenvolvimento acelerado. O EdgeX Foundry não é apenas um software aberto, mas também enfatiza a interoperabilidade. Esses fatores se combinam para catalisar um ecossistema de componentes que federam a IoT. Dessa forma, a plataforma acelera o desenvolvimento de soluções de IoT em vários casos de uso industriais e empresariais, afirmou Canonical no tutorial.

Como transformar o Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway

Como transformar o Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway

Para transformar um computador Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway como uma pilha básica para hackers de borda da Internet das coisas, você precisará, é claro, do mais recente computador de placa única (SBC) do Raspberry Pi 4 Modelo B com o Ubuntu 19.10 mais recente (Eoan Ermine) sistema operacional instalado nele. O tutorial assume que você já possui o Ubuntu 19.10 instalado na sua placa Raspberry Pi 4.

Dessa forma, você pode transformar o Raspberry Pi 4 em um Edge Gateway instalando o snap do EdgeX Foundry na Snap Store com o comando 

sudo snap install edgexfoundry

Após a instalação, todos os serviços necessários para executar o EdgeX Foundry serão iniciados automaticamente e você poderá visualizá-los com o comando

sudo snap services edgexfoundry
.

Se você deseja gerenciar convenientemente instâncias do EdgeX a partir de um navegador da Web, também precisa instalar o Cliente de Gerenciamento com o comando

sudo snap install edgex-ui-go --channel=latest/beta

Ele pode ser acessado em http://localhost: 4000 com o nome de usuário e senha “admin”. A Canonical também ensinará aos usuários como conectar o Edge Gateway a dispositivos virtuais em um próximo tutorial.

Fonte: Softpedia

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

LibreELEC 9.2 SO Linux embarcado traz melhorias no Raspberry Pi 4 e Kodi 18.5

LibreELEC 9.2 SO Linux embarcado traz melhorias no Raspberry Pi 4 e Kodi 18.5