Como utilizar o ClamAV (Clam Antivírus) no Linux

Saber utilizar o ClamAV no Linux é essencial. Especialmente se você nele usa programas Windows. Seja qual for a aplicação como o Wine ou PlayOnLinux, é muito importante você ter um antivírus o ClamAV instalado. Por tanto, nesta dica saiba como usar o ClamAV (Clam Antivírus) no Linux. Mas se você preferir, pode conferir a lista dos melhores antivírus gratuitos para Linux.

Além disso, caso você não tenha o ClamAV instalado, temos um tutorial para te ajudar:

Mas, se assim como eu você estiver usando o Ubuntu Linux, Mint ou derivados, vou deixar um tutorial simples para instalar.

Como instalar o ClamAV (Clam Antivírus) no Ubuntu Linux

Abra um terminal no Ubuntu e execute os comandos abaixo para instalar o ClamAV (Clam Antivírus):

Terminal
sudo apt-get install clamav clamav-daemon

Como utilizar o ClamAV no Linux

Para atualizar as definições de vírus do antivírus ClamAV execute o comando abaixo:

Terminal
sudo freshclam

Para fazer uma varredura em busca de vírus no Linux, especialmente da raiz do sistema, execute o comando abaixo:

Terminal
sudo clamscan -r

Como instalar uma interface gráfica do ClamAV no Ubuntu Linux

Se você não gosta usar o Terminal no Ubuntu, então saiba haver uma interface gráfica para o ClamAV, para instalar execute o comando abaixo:

Terminal
sudo apt install clamav clamtk -y

Para utilizar o ClamAV no Linux, não tem segredo. Observe os botões abaixo e utilizar como desejar. É tudo muito parecido com a lógica dos antivírus Windows.

Note que a interface do ClamAV é muito simples. Nesta imagem ele está instalado no Ubuntu Linux. No entanto, os menus e opções são iguais em qualquer distribuição. Desta forma, ao invés de executar os comandos você utiliza a interface gráfica. Desta forma, você economiza tempo.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile