Como ver Gifs pela linha de comando

A versatilidade da linha de comando é realmente fantástica. Com o uso do Terminal, é possível, por exemplo, obter previsões do tempo no CLI. Da mesma forma, você pode obter os resultados da Copa do Mundo ou assistir Star Wars. E agora, graças a um funcionário do Google, você pode ver GIFs na linha de comando. Leia neste post como ver Gifs pela linha de comando.

Ver gifs animados no CLI

Um gif exibido no CLI

Um gif exibido no CLI

Não é necessário ressaltar o enorme sucesso que os Gifs fazem em outros serviços como WhatsApp, Telegram, Twitter e Reddit. Então, resta saber se a moda vai pegar também no terminal. O desenvolvedor do Google já fez isso, liberando o GIF para CLI  para celebrar o 31º aniversário do Gif .

Como a ferramenta funciona? 

Portanto, como é possível obter animações ricas coloridas no terminal? O desenvolvedor do Google explica:

[bs-quote quote=”O programa de linha de comando pega o arquivo .gif escolhido (consulta de arquivo, url ou Tenor) e usa o ffmpeg para dividir o gif animado ou vídeo curto em quadros jpg estáticos. Esses quadros jpg são convertidos em arte ASCII. Esses quadros de arte ASCII são armazenados em cache em $ HOME/.cache/gif-for-cli. Em seguida, o programa imprime um quadro por vez no console, limpando o mesmo e usando sequências ANSI entre cada quadro.” style=”default” align=”center” color=”#1dd3b8″ author_name=”Desenvolvedor do Google” author_job=”Página GitHub”][/bs-quote]

 

A ferramenta GIF para CLI:

Como ver Gifs pela linha de comando

Logo do programa Gif For CLI.

  • Converte GIF para ASCII;
  • Reproduz GIFs animados na linha de comando;
  • Suporta até 256 cores;
  • Fornece opções para ajustar o tamanho;
  • Permite que você salve gifs de ASCII para compartilhar on-line.

eu cavo

Ele também permite que você pesquise o site de compartilhamento Gif Tenor para encontrar clipes relevantes. Além do mais, é possível buscar um arquivo específico, caso você saiba que é o ID do URL.

O script detecta automaticamente quantas cores seu emulador de terminal está usando, exibindo uma imagem apropriada com base nesses resultados. Então, dependendo da sua configuração, você pode ver uma versão ASCII.

Contudo, esteja ciente de que a ferramenta não é suportada pelo Google.
Então, para maiores detalhes sobre requisitos de instalação da ferramenta, solução de problemas e dicas de como realizar a pesquisa das imagens, clique no botão abaixo:

Gif for Cli

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

5 jogos da Steam que rodam em Linux

Previous article

Como restaurar o menu nos aplicativos do KDE Plasma

Next article

You may also like

More in Dicas