Como verificar o status da bateria no Linux

Se você quer saber o status da sua bateria usando somente o Terminal Linux, saiba que é fácil e não precisa instalar nada, basta apenas executar alguns comandos. Se você quiser saber o fabricante, modelo, voltagem, a tecnologia que sua bateria usa e a capacidade, saiba que essa dica é para você.

Veja também:

Como verificar o status da bateria no seu Notebook com Linux?

Se você quer saber apenas o percentual carga atual, se esta carregando ou não, basta executar um dos comandos abaixo. Você pode até pensar sobre a utilidade do comando, e eu posso exemplificar, em alguns casos o applet que é o aplicativo que notifica sobre o status da bateria não mostra a realidade.

Em outros casos a sua bateria pode não esta mais carregando, no entanto, ao plugar o carregador o ícone de “carregando” aparece na área de notificação, mas pode não esta mais carregando, ou por problemas na placa ou porque a vida útil da bateria já acabou, mas enfim, execute o simples comando abaixo:

Nota: Caso você não tenha o ACPI instalado no seu computador é preciso instalar!

Para Debian/Ubuntu e derivados execute:

sudo apt install acpi

Para Fedora e derivados:

sudo dnf install acpi

Agora, vamos para o comando que vai exibir o status da sua bateria no Terminal Linux:

acpi

Saída no Terminal Linux:

Agora, se quer mais detalhes como capacidade execute o comando abaixo:

acpi -i -b

Saída no Terminal Linux:

Bom, você viu um comando simples para verificar a carga da bateria, agora você vai ver um outro comando que exibe muitas outras informações sobre a sua bateria como citei acima, e o melhor, tudo no Terminal Linux:

upower -i /org/freedesktop/UPower/devices/battery_BAT0

Pronto! Agora você já tem as informações da sua bateria no Linux, sem a necessidade de aplicações pesadas.

 

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile