Comportamento Dos Funcionários compromete Segurança Cibernética

Um estudo divulgado pela OpenVPN mostra que  o comportamento dos funcionários compromete a Segurança Cibernética. De acordo com o relatório, a grande maioria dos funcionários de empresas privadas não protege seus computadores ou telefones com senhas. E dos que protegem, 25% usam a mesma senha em todos os dispositivos. Além disso, 23% admitem clicar com frequência nos links antes de verificar se eles levam realmente a um site que pretendiam visitar. De acordo com o relatório, isso coloca em risco a segurança cibernética tanto pessoal quanto das próprias empresas. A pesquisa foi realizada com 500 trabalhadores nos Estados Unidos.

Mudança na escolha de senhas

[bs-quote quote=”As violações da segurança cibernética são uma questão de ‘quando’ não ‘se’, e as organizações precisam estar preparadas para enfrentar os hackers de frente. Mas, com as empresas tão focadas em ameaças externas, elas muitas vezes ignoram o papel que seus próprios funcionários desempenham na exposição de vulnerabilidades dentro de uma organização.” style=”style-17″ align=”center” author_name=”Relatório OpenVPN” author_job=”Blog OpenVPN”][/bs-quote]

Então, senhas fracas e repetidas são um risco à segurança das empresas pois podem facilmente ser descobertas com ataques de força bruta. Além disso, o próprio indivíduo corre riscos já que usa a mesma senha para proteger dados bancários, contas de e-mail, mídias sociais etc

Uma senha com letras, números e símbolos está ficando para trás. Em vez disso, especialistas em cibersegurança recomendam frases longas e fáceis de lembrar, que possuam alguma familiariadade com o usuário. Além dessas medidas, os especialistas dizem que a troca de senha só deve ocorrer caso sejam constatadas violações ou haja suspeita de que a senha tenha sido quebrada. Paralelamente, alguns empregadores estão adotando senhas biométricas, como impressões digitais, para melhorar a segurança cibernética, segundo o relatório.

No geral, essas alterações são bem recebidas pelos funcionários: 77% disseram confiar em senhas biométricas. Da mesma forma, 62% disseram acreditar que são mais fortes do que os códigos alfanuméricos tradicionais. No entanto, neste momento, apenas cerca de metade dos empregados (55%) usam senhas biométricas.

Higiene cibernética

estamos preparados para novos ciberataques 2018

Portanto, segundo especialistas, as empresas devem proteger seus funcionários. Elas devem criar uma rotina de ‘higiene cibernética’. Mas o que seria isto? Consiste em  incentivar os funcionários a pensar proativamente sobre suas escolhas on-line. A educação contínua em segurança e políticas claras de comunicação devem ser implementadas em todas as organizações.

Do mesmo modo, os empregadores podem promover um reforço positivo quando os funcionários tomam decisões inteligentes. Assim, há menos medo de denunciar ataques cibernéticos. Em vez de usar táticas de intimidação para alertar sobre phishing ou senhas fracas, os empregadores podem pensar em recompensas. Desta maneira, reconhecem os indivíduos que adotam uma forte higiene cibernética.

Relatório OpenVPN

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Winepak vai facilitar instalação de aplicativos Windows no Linux

Previous article

Instalando Linux Fedora 28 No Rasperberry Pi 3B+

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Notícias