Conceito de e-bike da BMW faz sucesso

Os amantes do pedal podem, em breve,contar com novidades interessantes. Pelo menos na Europa, onde a BMW desenvolve modelos conceito de e-bike e que já fazem relativo sucesso mesmo antes de saírem do papel. A BMW recentemente mostrou não um, mas dois conceitos de e-bike. Os anúncios são cheios de afirmações fantásticas que são fáceis de fazer quando algo vive apenas no papel, não nas estradas. Mas uma ideia se destaca como uma solução real: o uso de geofencing para limitar as velocidades rápidas de e-bike em cidades congestionadas. Especialmente porque a BMW já tem uma solução de cerca virtual em funcionamento implantada em toda a Europa.

Na Europa, pelo menos, as e-bikes rápidas conhecidas como speed-pedelecs (ou e-bikes Classe 3 nos EUA) são capazes de atingir 45 km/h, assim como as novas bicicletas conceito da BMW, a BMW i Vision AMBY e a BMW Motorrad Vision AMBY.

A BMW vê a i Vision como uma e-bike assistida por pedal equipada com uma enorme bateria de 2.000Wh que “carrega rapidamente”, naturalmente, para um alcance de até 300 km. A Motorrad Vision, por sua vez, teria um acelerador e apoios para os pés como uma motocicleta tradicional. Ambos teriam três velocidades moderadas para diferentes tipos de estradas. 25km/h em ciclovias, até 45km/h em estradas dentro das cidades e 60km/h em estradas com várias faixas além dos limites da cidade. As bicicletas também seriam equipadas com radar de proximidade para alertar o piloto com um aviso visual e acústico de que um veículo se aproximava pela traseira.

Conceito de e-bike da BMW faz sucesso dentro e fora da Europa

Esses veículos existem apenas como conceitos, por enquanto. No entanto, o que é interessante é a inclusão da BMW de fiscalização de velocidade usando geofencing. S-pedelecs, como o impressionante Stromer ST2 que analisei recentemente , são considerados inseguros para ciclovias protegidas em cidades como Amsterdã, forçando os motociclistas a entrar em ruas movimentadas ao lado de táxis agressivos e, vamos encarar os fatos, intitulados motoristas de BMW que acreditam que ninguém além deles sabe como para dirigir corretamente. Embora os ciclistas S-pedelec sejam capazes de moderar suas velocidades para andar ao lado de bicicletas comuns, alguns optam por não fazê-lo, criando uma disparidade insegura. A delimitação geográfica pode resolver isso.

Em breve, as e-bikes velozes e econômicas serão realidade

A BMW já tem uma solução para esse tipo de problema que usa em seus carros. As chamadas Zonas eDrives da empresa comunicam-se com seus híbridos plug-in mais recentes para mudar automaticamente os carros para o modo de direção totalmente elétrico ao entrar em certas partes das cidades marcadas como zonas de baixa emissão. Ele funciona em combinação com a tecnologia de geofencing encontrada no sistema de navegação GPS da BMW. Essas zonas eDrive foram implantadas nas quatro maiores cidades holandesas antes de serem implantadas em cerca de 80 cidades da Europa.

Não é de admirar que a delimitação geográfica desempenhe um “papel central” nesses conceitos AMBY: a BMW já tem tudo o que precisa para torná-la uma realidade para as e-bikes.

Uma solução de geofencing que limita a entrega de energia aos pedais S-pedelec dentro dos limites da cidade colocaria essas e-bikes rápidas de volta nas ciclovias protegidas a que pertencem. Também ajudaria a impulsionar a adoção de S-pedelecs como ótimas alternativas para carros para longas viagens de ida e volta para a cidade. E isso, por sua vez, ajudaria as cidades europeias a alcançar seus objetivos ambientais que levaram à criação dessas zonas de baixa emissão em primeiro lugar.

As leis atuais não consideram essa modulação de velocidade em veículos elétricos leves, algo que a BMW reconheceu quando anunciou os conceitos:

Na ausência de qualquer estrutura legal existente para um veículo deste tipo com um conceito de velocidade modular, os veículos de visão ‘AMBY’ se propuseram a estimular a introdução de tal legislação e, por consequência, desenvolvimentos dessa natureza.

Um bom conceito pode iniciar uma conversa. E se nada mais, a BMW certamente conseguiu isso. Agora vamos torcer para que os reguladores e planejadores urbanos estejam prestando atenção.

Via The Verge

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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