in

Conferência openSUSE e LibreOffice está mantida e GUADEC 2020 será on-line

Os organizadores dizem que estão avaliando o impacto do coronavírus.

Conferência openSUSE e LibreOffice ainda ativa. GUADEC 2020 será on-line

O mundo da tecnologia foi duramente atingido pelo impacto do coronavírus. Grandes empresas como Microsoft, Google, Facebook e muitas outras já cancelaram seus eventos. Em comum, elas optaram por conferências virtuais que eliminam completamente o risco de infecção dos participantes. A conferência OpenSuSE e LibreOffice, prevista para outubro, ainda está mantida, entretanto, a GUADEC 2020 será on-line e o evento do México ficou para o ano que vem. 

A confirmação do openSUSE + Libre Office mantida por enquanto foi feita em comunicado da The Document Foundation em um anúncio hoje. No entanto, os organizadores ainda estão de olho no surto de vírus para ajustar seus planos em tempo hábil. 

Conferência openSUSE e LibreOffice ainda ativa. GUADEC 2020 será on-line

A TDF diz em um post no blog que, embora ainda não cancele o evento físico, já está considerando soluções alternativas, incluindo uma conferência virtual.

Nestes tempos difíceis, queremos garantir às nossas comunidades que estamos envolvidos ativamente em um bom resultado para todos os membros, patrocinadores e partes interessadas envolvidas em uma bem-sucedida conferência openSUSE + LibreOffice. Nós estamos olhando  alternativas para a conferência como possivelmente fazendo uma conferência virtual e explorar o que ferramentas podem ajudar-nos a conseguir isso devemos decidir que é uma opção viável “, um post recente  .

Monitorando o surto

Como é apenas abril, é muito difícil prever os meses restantes até outubro, quando o evento deve ocorrer. Portanto, se as autoridades levantarem algumas de suas restrições, os organizadores poderão muito bem realizar a conferência.

2020 é o ano em que o openSUSE e o LibreOffice Projects se uniram para uma conferência anual mista que ajudaria a comemorar o 10º aniversário do Projeto LibreOffice e o 15º aniversário do projeto openSUSE.

Estamos avançando, supondo que a conferência ocorra conforme o planejado de 13 a 16 de outubro em Nurnberg, e manteremos nossas comunidades informadas sobre quaisquer decisões que tomemos em relação aos planos da conferência e quaisquer opções alternativas como uma conferência virtual, diz a TDF.

No momento da redação deste artigo, mais de 1,2 milhão de pessoas já estavam infectadas com o novo coronavírus. Mais de 65.000 pessoas morreram após contrair o vírus.

GUADEC 2020 será on-line

Conferência openSUSE e LibreOffice ainda ativa. GUADEC 2020 será on-line

No último dia 3, a equipe GNOME responsável pela GUADEC 2020 não quis arriscar. Segundo eles,

Após muita consideração e consulta cuidadosa com a equipe organizadora local, a Fundação GNOME decidiu que o GUADEC 2020 ocorrerá totalmente on-line devido à pandemia do COVID-19. O evento apresentará o conteúdo esperado de alta qualidade, transmitido pela Internet para qualquer pessoa participar. O México agora hospedará o GUADEC 2021 e estamos planejando que o GUADEC 2022 seja na Letônia.

Saúde dos participantes em risco

Segundo o diretor executivo da Fundação GNOME, Neil McGovern não havia como garantir que os participantes estivessem seguros, mesmo com o evento só acontecendo daqui a três meses. Portanto, a GUADEC do México foi adiada para 2021.

(…) sentiremos falta da reunião pessoal, entretanto, estamos entusiasmados com as novas oportunidades que a reunião on-line trará para o evento. As pessoas que não puderam participar anteriormente poderão participar. Teremos um conjunto muito mais amplo de oradores em potencial e facilitadores de sessões, pois vistos e taxas de viagem não serão mais um problema. Estamos procurando maneiras criativas e inovadoras de trazer novos tipos de socialização, representação de patrocinadores e tempo da comunidade para o GUADEC 2020.

Devido ao novo formato, eles resolveram reabrir a Chamada de Trabalhos.

Manteremos você atualizado sobre as coisas à medida que elas se desenvolvem, no GNOME.org, no Blog do Engagement, nas mídias sociais e na publicação do GNOME discourse, diz o comunicado oficial.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.