in

Confira alguns dos melhores recursos do Gnome 3.32

O GNOME 3.32 traz uma série de novos recursos e aprimoramentos para o desktop Linux.

Confira alguns dos melhores recursos do Gnome 3.32

Cercado de grande expectativa, finalmente foi lançado o Gnome 3.32. A atualização inclui um novo conjunto de ícones e atualização de tema, inclui vários patches de desempenho (muito necessários) e inclui novas versões de aplicativos principais, como o gerenciador de arquivos Nautilus.

No todo, é uma grande atualização. E, como esse é o ambiente de desktop livre e de código aberto mais popular do mundo, uma grande atualização da área de trabalho do GNOME é uma grande novidade para seus milhões de usuários.

11 Melhores recursos do GNOME 3.32

1. Escalonamento Fracionário no Shell do GNOME

O GNOME 3.32 é a primeira versão a suportar escalonamento fracionário. Este é um recurso frequentemente solicitado que permite que tudo na tela pareça ‘normal’ nos monitores HiDPI.

A desvantagem é que, por enquanto, é uma opção experimental que funciona apenas nas sessões de Wayland. Pois é, o escalonamento fracionário não está habilitado por padrão, apesar de ser importante.

Para ativar o escalonamento fracionário no GNOME 3.32, você precisa:

a) usar o Wayland

b) adicionar manualmente  scale-monitor-framebufferà chave gsettings org.gnome.mutter.experimental-features.

Quando ativado, você pode ir até o  painel Configurações> Exibir para escolher um valor de escala, que inclui valores em 125%, 150%, 175% e 200%.

Uma grande mensagem à Canonical por ajudar no encanamento em suporte a valores de escala fracionários. Você pode verificar os detalhes técnicos nesta postagem do blog .

2. Controle sobre permissões de aplicativos

Recursos do gnome 3.32 - configurações do aplicativo

O GNOME 3.32 oferece mais controle sobre como os aplicativos instalados se comportam e o que eles podem acessar enquanto estão em execução.

O novo painel Configurações> Aplicativos lista todos os aplicativos instalados (repo e Flatpak). Clique em um aplicativo para ter uma visão geral de suas principais configurações e permissões.

Há alternâncias para coisas como notificações de aplicativos, som e pesquisa, bem como permissões configuráveis para aplicativos Flatpak. Algumas permissões internas não podem ser alteradas, por exemplo, o Nautilus tendo acesso ao seu sistema de arquivos.

Em uma nota relacionada, as permissões do Flatpak agora aparecem no Software. O hub de aplicativos foi atualizado para mostrar quais permissões um aplicativo Flatpak terá acesso caso um usuário opte por instalá-lo.

3. Novo conjunto de ícones do GNOME

GNOME 3.22 features new icons

Pela primeira vez em muito tempo, há grandes melhorias na interface do usuário em oferta.

Os ícones de aplicativos aparecem drasticamente diferentes no lançamento do GNOME 3.32.

O estilo atualizado dos ícones de aplicativos e utilitários do sistema substitui um resumo de design de ‘realismo de foto’ por um mais plano, colorido e mais legível. O novo visual é bastante angular e muitos ícones apresentam uma perspectiva 3D forçada.

4. Melhoria do Tema Adwaita

novo gnome gtk adwaita antes e depois

Topo: Antes; Inferior: Agora

Além de atualizar a aparência dos ícones, esta versão do GNOME Shell também traz algumas mudanças de temas.

Como o novo conjunto de ícones, o tema atualizado do Adwaita é mais claro, mais claro e com um toque mais moderno.

Barras de cabeçalho, botões, alternâncias e menus são mais ágeis, mais nítidos e mais consistentes. O traço áspero que cercou muitos widgets é substituído por sombras e gradientes sutis. 

Ao todo, o tema permanece identificável Adwaita, mas com sucesso sacode a estética de “meu primeiro computador”.

5. Principais melhorias no desempenho

maquete de atualização adwaita

Você não precisa acompanhar de perto as notícias do Linux para saber que um objetivo central do ciclo de desenvolvimento do GNOME 3.22 se concentrou no desempenho aprimorado do GNOME Shell , do Mutter e da tecnologia relacionada.

Tanto o Mutter (o gerenciador de janelas) quanto a interface do usuário do GNOME Shell são mais responsivos nesta versão, com animações, desdobramento de menu e ações no clique mais rápidas.

6. Controle de luz noturna granular

Recursos do GNOME 3.22 - aplicativos

Um filtro nativo de luz azul para o GNOME Shell estreou  em 2017,  mas é só agora que é introduzido um controle mais refinado sobre a temperatura de cor ( entretanto, soluções alternativas e extensões de terceiros preencheram a lacuna ).

Se você usa Night Light, mas quer que seja um pouco menos e mais quente do que os valores padrão, vá em Settings> Display> Night Light para ajustar a temperatura da cor.

7. Menus App aposentado (Kind Of)

Os menus do aplicativo (aqueles que aparecem na barra superior quando um aplicativo está em foco) foram marcados para remoção neste ciclo.

Os desenvolvedores de aplicativos foram encorajados a mover os itens listados no ‘App Menu’ para um menu no aplicativo.

Como resultado dessa alteração (não relacionada), vários aplicativos selecionaram suporte para barras de cabeçalho (também conhecidas como decoração do lado do cliente ou CSD).

O perfil mais alto deles é o Rhythmbox, que está melhorando sua aparência dramaticamente (embora ainda não mesclado) e o Terminal GNOME, que agora suporta CSD (embora não seja o padrão).

8. Emoji do Teclado na Tela

gnomo 3.22 teclado emoji

O GNOME 3.32 adiciona entrada de emoji ao teclado na tela. Não é uma mudança inovadora, mas deve ser mais fácil responder com um emoticon bem cronometrado de um dispositivo touchscreen.

9. Avatares Redondos

avatares arredondados no GNOME 3.22

Outra pequena alteração que a maioria não se preocupa diz respeito aos avatares do usuário. Qualquer lugar em que uma foto / avatar de perfil de conta de usuário aparecer, aparecerá arredondado.

Um novo estilo avatar de ‘fallback’ também é apresentado nesta versão. Longe vão fotos de objetos aleatórios como flores, xícaras de café e bolas de tênis, e são fundos planos com as iniciais do nome do usuário da conta sobreposta (.eg, “JS” para Joey Sneddon).

10. Software GNOME

ícone do novo software gnomeFinalmente, chegamos às mudanças que afetam o hub do GNOME Software (a versão mais recente do que não irá aparecer no Ubuntu 19.04).

No geral, procurar por um novo software deve ser mais rápido na nova versão, já que o analisador do AppStream foi reescrito.

A nova versão também melhora o manuseio de aplicativos que estão disponíveis em várias fontes, por exemplo, VLC disponível como um aplicativo repo, Flatpak, Snap, etc. Certamente, para aplicativos flatpak e repo, as listagens são consolidadas, com uma seleção de origem no páginas de detalhes que permitem escolher seu formato preferido.

Os aplicativos Flatpak agora listam as permissões necessárias nas páginas de detalhes. Do mesmo modo, ele informa se novas permissões são solicitadas por um aplicativo durante uma atualização.

11. Montagem mais rápida do Google Drive

Agora ficou mais fácil acessa o Google Drive no Ubuntu. Isso agora é feito de forma mais rápida. Assim, as ações (copiar, renomear, abrir, etc.) costumavam levar alguns segundos para funcionar. Às vezes, minutos para aqueles com muitos arquivos no Google Drive.

Porém, graças a uma reescrita, os arquivos do Google Drive são exibidos rapidamente. Portanto,  as ações acontecem instantaneamente, mesmo para contas com muitos arquivos. O recurso deve ter menos erros também!

Resumo das mudanças com o GNOME 3.32:

Suporte a escala fracionária no GNOME Shell e no Mutter para fornecer uma experiência de dimensionamento de exibição HiDPI muito melhor;

Uma grande quantidade de melhorias de desempenho, incluindo reduções de latência , correções de bugs de uso da CPU, reduções de gargalos, menor uso de RAM e otimizações relacionadas;

Relacionado ao trabalho de desempenho, também há suporte muito melhor para GPUs secundárias/GPUs externas, principalmente aquelas exibidas por USB que podem ser conectadas a quente e não necessariamente possuem recursos de aceleração 3D internos;

O GNOME Wayland agora coopera melhor para monitores não-60Hz;

Desempenho muito melhor com o hardware de exibição ASpeed, como é comumente encontrado em plataformas de servidor / estação de trabalho para exibição;

Continuação da separação dos caminhos de código Wayland e X11 para finalmente remover o código específico do X11 e limpar o código GNOME de baixo nível em geral;

Uma revisão aos seus ícones de aplicativos;

A interface do usuário responsiva funciona com mais aplicativos, aproveitando a liberdade de trabalho, o trabalho de resposta do Centro de Controle do GNOME e o trabalho relacionado;

O GNOME Music agora pausará qualquer reprodução de música ao suspender o sistema;

Mais pacotes GNOME continuam migrando do Autotools e do Meson. Os pacotes trocados para os ciclos anteriores do Meson continuaram a ver melhorias no sistema de construção do Meson;

O WebKitGTK obteve suporte para o JPEG2000;

Cancelamento de menus do aplicativo;

O modo de zoom do GNOME não é mais tão bugs;

Várias correções para o GNOME Software, bem como melhorias no Flatpak;

Uma grande refatoração para o GNOME Buildere outras melhorias neste ambiente de desenvolvimento integrado focado no GNOME;

A virtualização GNOME Boxes agora permite o VirtIO-GPU se o sistema operacional oferecer suporte, bem como a aceleração 3D, suporte ao cliente SSH e melhorias relacionadas;

“Versão 2” da API de transmissão de tela para o Mutter;

Muitas outras correções de bugs.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux Foundation anuncia o OpenJS Foundation para a comunidade JavaScript

Linux Foundation anuncia o OpenJS Foundation para a comunidade JavaScript

TLP 1.2 lançado com suporte a SSD

TLP 1.2 lançado com suporte a SSD