in

Confira novos temas e ícones do GNOME

Confira novos temas e ícones do GNOME

O GNOME prepara um ótimo redesenho com novo tema e pacote de ícones modernos. A mudança faz parte de um experimento do GNOME Devs. Os desenvolvedores estão testando algumas melhorias ousadas no tema do Adwaita GTK e no conjunto de ícones padrão do GNOME. Neste post, confira novos temas e ícones do GNOME.

Histórico

Confira novos temas e ícones do GNOME

Relembramos que a série GNOME 3.0 foi lançada com o GNOME Shell em 2011, mais de sete anos atrás. Naquela época, o novo tema do GTK  que foi apresentado era o Adwaita. Desde então, ele permaneceu praticamente o mesmo. Porém, agora os guias de interface humana do GNOME foram atualizados.

Atualmente no ramo de desenvolvimento do GNOME eles estão testando muitas mudanças de design. As mudanças não atingiram só no tema GTK. Também estão planejando novos ícones, painéis indicadores, exibição de login, entre outros. As mudanças têm avançado rapidamente e incluem o tema padrão.

Modernizar a aparência dos aplicativos do GNOME e do shell está um pouco atrasado. Isso acontece como parte de uma atualização mais ampla das diretrizes de design do GNOME. A ideia é dar ao desktop uma aparência distinta e consistente.

Nada é definitivo

Antes de mais nada, é importante alertar que as imagens a serem mostradas não são a versão final. Portanto, nada está concluído ou completo. Algumas ideias são apenas isso: ideias. As alterações estão sendo ativamente testadas e exploradas. Assim, estão sujeitas a alterações.

Para ser claro:  tudo neste post é um trabalho em andamento. Isso significa que você pode gostar, pode amar e pode detestá-lo.

Embora as mudanças não sejam radicais e a Adwaita ainda tenha basicamente as mesmas cores e formas, ela é bastante refinada, juntamente com seu tema escuro complementar . Mas onde as mudanças são mais notáveis ??está no pacote de ícones completamente novo.

Inspiração nos sistemas operacionais da Apple, no Fluent Design da Microsoft e no Material Design do Google.

Se você der uma olhada na página sobre o estilo visual dos aplicativos do GNOME, verá que eles foram inspirados pelo design não apenas do Android Material Design ou da interface branca limpa do iOS e do macOS. É clara a presença de detalhes do Fluent Project do Windows 10.

Atualização Adwaita
Conceito de mudanças que poderiam ser feitas em Adwaita

As influências de parte do design moderno em outros sistemas é algo que é perceptível nas imagens que temos até agora. Embora algumas sejam conceituais, outras fazem parte dos testes que já estão sendo feitos e que estão nos repositórios.

Dark Theme Gnome
Novo tema escuro do GNOME

Se você quiser, pode acompanhar todo o progresso da página do GNOME GitLab. Se estiver interessado em experimentar, pode instalar os pacotes Flatpak da série Nightly dos aplicativos do GNOME para ver os novos projetos em sua distro.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Fim do Google+ ocorrerá 4 meses antes do previsto

Fim do Google+ ocorrerá 4 meses antes do previsto

Firefox 67 irá adicionar suporte para rodar diferentes instalações do Firefox lado a lado

Mozilla Firefox 64 é lançado com algumas novidades