in

Confira o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Veja as novidades da distribuição.

O desenvolvedor Alexander Tratsevskiy anunciou hoje o lançamento do Calculate Linux 20.6. A distribuição vem com dezenas de otimizações de desempenho, modernas tecnologias GNU/Linux e pacotes atualizados. Ela é baseada no sistema operacional Gentoo. Porém, estamos falando de uma distro relativamente antiga, pois o Calculate Linux 20.6 está comemorando o 20º aniversário.

Portanto, o projeto Calculate Linux apresenta algumas melhorias importantes de desempenho através do uso do Zram como substituto da partição Swap tradicional. Do mesmo modo, possui o Zstd para o kernel, módulos e initramfs do Linux. Além disso, os módulos do kernel que são instalados como pacotes também vêm como arquivos do Zstd.

Confira o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Além disso, esta versão muda para o PulseAudio como sistema de som padrão para melhor áudio, suporte aprimorado a Wi-Fi, melhora a remoção de dependências órfãs, implementa ações de suspensão para laptops ao fechar a tampa e adiciona extensões de navegador da Web Passman e FreedomMarks pré-configuradas para Suporte Nextcloud. Do mesmo modo, o Chromium vem com o complemento uBlock Origin pré-configurado para bloquear anúncios.

Confira o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Para os jogadores, o Calculate Linux agora vem com o patchfutex-wait-multiple para fazer o Steam funcionar sem problemas. Da mesma forma, esta versão usa um compilador ccache pré-configurado para emerge e cl-kernel.

Confira outros detalhes sobre o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Confira o lançamento da distribuição Calculate Linux 20.6

Também há alterações relativas a alguns softwares. O qBittorrent agora é usado como cliente BitTorrent padrão em vez do Deluge. Além disso, vários outros componentes pré-instalados foram atualizados para suas versões mais recentes no momento do lançamento, incluindo o KDE Plasma 5.18.5, MATE 1.24, Xfce 4.14, LibreOffice 6.4.3.2, Chromium 83.0.4103.106, Claws Mail 3.17.5, Inkscape 1.0 e outros.

Também existem várias correções de bugs no Calculate Linux 20.6, aprimorando os modos de suspensão e hibernação no Xfce, o comportamento do touchpad após a suspensão do laptop, a configuração da sobreposição local, a tela de login no MATE, lançamento e instalação do PXE, a detecção de placas de vídeo, instalação de drivers gráficos da Nvidia e configuração de imagem pré-compilada.

 

Quem quiser baixar e usar, o Calculate Linux 20.6 já está disponível para download no site oficial, como KDE Plasma (CLD), Xfce (CLDX ou CLDXS), Canela (CLDC), LXQt (CLDL), Mate (CLDM), Calculate Directory Server (CDS), Calcular Linux Scratch (CLS) e Calculate Scratch Server (CSS) para sistemas de 64 bits.

9to5 Linux