Porteus Kiosk 4.7.0 acaba de ser lançado

O desenvolvedor Tomasz Jokiel anunciou o lançamento do Porteus Kiosk 4.7.0. Esta é a última versão estável da distribuição baseada em projeto do Gentoo (com navegadores Firefox e Chrome). O Porteus Kiosk é um sistema operacional Linux leve baseado no Gentoo que foi reduzido e confinado para permitir o uso de apenas um aplicativo. Confira o Porteus Kiosk 4.7.0 que acaba de ser lançado.

O navegador foi bloqueado para impedir que os usuários adulterem as configurações ou baixem e instalem o software. Quando o kiosk inicializa, ele abre automaticamente o Firefox para a página inicial preferida do usuário. O histórico de navegação não é mantido, nenhuma senha é salva e muitos itens de menu foram desativados para aumentar a segurança. Quando, por exemplo, o Firefox é reiniciado, todos os caches são limpos e o navegador reabre com uma sessão limpa.

As principais atualizações de software nesta versão incluem:

  • kernel Linux 4.14.50;
  • Mozilla Firefox 52.8.1 ESR e Google Chrome 66.0.3359.181.

Medidas de segurança

A versão mais recente do Kiosk traz medidas para mitigar as vulnerabilidades do Specter por meio de patches e kernel atualizados da CPU. Assim, as vulnerabilidades recentemente descobertas do ‘Spectre Next Generation’ exigem um microcódigo atualizado da Intel que ainda não está disponível. 

Paralelamente, nesta versão é possível definir explicitamente as opções de desligamento que devem estar presentes no menu do Kiosk. 

Veja o anúncio de lançamento e changelog para informações mais detalhadas desta versão.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Youtube bloqueia vídeos do Blender e do MIT

Previous article

KDE 5.13.1 foi liberado com mais de 20 bugs corrigidos

Next article

You may also like