Confira os novos recursos do Kernel Linux 5.11

Linux 6.0-rc5 lançado após uma semana calma de desenvolvimento do kernel

A janela de mesclagem do Linux 5.11 ficou disponível nas últimas duas semanas após o lançamento do Linux 5.10. Porém, com a chegada do primeiro release candidate,  isso acabou no domingo. Muitos novos recursos e melhorias empolgantes devem fazer parte do Linux 5.11, que tem previsão de lançamento estável em fevereiro.

O Linux 5.11 é muito pesado no trabalho de novos recursos para este ciclo pós-LTS e o que será o primeiro grande lançamento de kernel estável de 2021. Há uma tonelada de mudanças na Intel e AMD, Syscall User Dispatch por ajudar alguns jogos mais novos do Windows rodando no Wine, continuação de IO_urante os avanços, muitas melhorias no sistema de arquivos Btrfs, a Lenovo contribuiu com o suporte à detecção do sensor de palma ThinkPad e muito mais.

Confira os novos recursos do Kernel Linux 5.11

Especificamente em relação à Intel, há finalmente o suporte SGX Enclaves mesclado após anos de trabalho, suporte a escalonamento inteiro da Intel em seu driver gráfico, página assíncrona em seu driver gráfico, um novo driver “RFIM” para mitigação de interferência de radiofrequência, novos IDs de dispositivo em torno de Rocket Lake e Alder Lake, suporte de banda WiFi de 6 GHz em seu driver WiFi e outros trabalhos.

Enquanto isso, para a AMD, há novos drivers para melhorar o gerenciamento de energia e manuseio do sensor, suporte à invariância de frequência da CPU (embora com Schedutil esteja em mau estado em alguns sistemas), o driver AMD Sensor Fusion Hub estava finalmente fundido para suportar a funcionalidade do sensor em laptops Ryzen e várias outras melhorias.

O Linux 5.11 também vê um novo suporte de hardware para dispositivos obscuros do console de jogo OUYA com falha, agora rodando a partir de um kernel Linux principal para os dongles Guitar Hero Live PS3/Wii U agora sendo suportados.

Veja o progresso dos trabalhos

Processadores:

Gráficos:

Sair da versão mobile