in

Confirmado! Google escuta o que você fala ao utilizar o Google Assistant!

A informação foi confirmada através de uma reportagem!

confirmado-google-escuta-o-que-voce-fala-ao-utilizar-o-google-assistant
Imagem da SuperInteressante

Se você adora usar o Google Assistant para tudo em seu smartphone com Android, saiba também que o Google escuta o que você fala, e que esses dados ficam armazenados na nuvem, então muito cuidado nessa hora. A informação foi revelada por uma reportagem da RT NWS.

Segundo informações, o Google escuta cada áudio que é gerado cada vez que alguém diz o famoso “OK GOOGLE” para pedir que o Google Assistant faça alguma coisa como pesquisa, agendamento de alarme, chamadas, ler mensagens e tudo o que for possível.

Mas, ainda segundo o RT NWS, alguns áudios são supostamente capturados acidentalmente, mesmo que o usuário não acione o assistente com a frase chave. O jornal disse que teve acesso a 1 mil gravações destes áudios e que 153 destes, foram gravados sem o acionamento tradicional, foram gravados sem o usuário saber.

Dentre os áudios, o jornal conseguiu ouvir uma jovem precisando de ajuda, passando por alguma situação de violência. Com isso, fica a incógnita se há uma escuta permanente do que esta sendo conversado ou se alguma palavra extra ativa o Google Assistant quando falada, mesmo que ele não exiba nenhum alerta em tela.

Durante a entrevista, um funcionário revelou que eles são contratados para ouvir cada áudio, e por sua vez, transcrever o que é dito, e que costumam produzir cerca de 1 mil áudios por semana, o que é bastante.

Segundo ele, isso é feito focando no aprimoramento do assistente. Já para o Wired, um porta-voz do Google afirma que apenas 0,2% dos áudios é que são transcritos, e que a identidade do dono do áudio é preservada.

Mas, o RT NWS acredita que deva haver dados muitos sensíveis nestes áudios e que podem identificar os proprietários. Por ora, isso ainda vai gerar algumas discussões, especialmente neste na União Europeia no que tange a GDPR que é voltada a privacidade.

Caso você queira, assista a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Libra, a criptomoeda do Facebook, ganha inimigo de peso: Donald Trump

Libra, a criptomoeda do Facebook, ganha inimigo de peso: Donald Trump

google-vai-lancar-uma-nova-rede-social-em-breve

Google vai lançar uma nova rede social!