SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça 3 ferramentas de conversão para usar no terminal Linux!

Conheça 3 ferramentas de conversão para usar no terminal Linux!
Você, nobre leitor, deve saber que existe uma infinidade de formatos de arquivos espalhados por esse nosso mundo virtual. Há uma grande chance de você nunca usar nem a metade deles, e se usar, em algumas horas vai precisar converter em um formato de arquivo que possa ser utilizado por outras pessoas. Então, vamos conhecer três ferramentas de conversão de arquivos para usar no terminal do Linux.

Pandoc

Pandoc é uma ferramenta para converter linguagens de marcação em um outro formato, fazendo isso de forma bem rápida.

Por exemplo, tem um arquivo formatado em Markdown (.md) e deseja converter para um documento do LibreOffice Writter? Ou tem um documento LaTex e quer transformar em EPUB? Ou talvez você tenha um arquivo HTML que deseja transformar em um conjunto de slides. Pandoc resolve todas essas tarefas e mais um pouco.
Veja como usar o Pandoc para uma conversão simples (neste caso, de HTML para RST):

[pandoc -t rst myFile.html -o myFile.rst]


Você não está limitado a texto. Pode também, por exemplo, adicionar uma tabela de conteúdo, citações, cabeçalhos personalizados e destaque de sintaxe para o arquivo resultante. Confira a documentação do Pandoc para aprender mais.

LibreOffice

Você já deve estar pensando: “Ei! O LibreOffice é uma aplicação gráfica!”. Sim, é. Mas o que muitas pessoas não sabem é que você pode executar o LibreOffice a partir da linha de comando para converter rapidamente um ou mais arquivos.
Como? Para, por exemplo, transformar um conjunto de slides do Impress para PDF, você digita o seguinte:

[soffice –headless –convert-to pdf mySlides.odp]

Você pode substituir o pdf por qualquer outro formato de arquivo que deseja converter. A opção —headless faz abrir uma janela do LibreOffice vazia no desktop.
Usar o LibreOffice na linha de comando para converter um único arquivo é um exagero. No entanto, é uma ótima maneira de converter vários arquivos de uma vez. Digamos que você quer converter todos os documentos do Word em uma pasta para o formato do Writter, você deverá digitar:

[soffice –headless –convert-to ODT * .docx]

A conversão leva muito menos tempo do que abrir todos esses arquivos no Writter e fazer a conversão manualmente.

FFmpeg

Considerando que o Pandoc é o canivete suíço para converter entre linguagens de marcação, o FFmpeg é o canivete suíço para os formatos de áudio e vídeo.
FFmpeg é um conjunto de bibliotecas e arquivos executáveis que dão a capacidade de converter facilmente entre quase todos os formatos.
Por exemplo, uma conversão de vídeo AVI para ogg:

[ffmpeg -i myvideo.avi myvideo.ogg]

Com o FFmpeg, você ainda pode definir a taxa de quadros de vídeos, adicionar legendas, mudar o aspect ratio, mudar a qualidade do áudio e muito mais.
São tantas opções para a linha de comando que você pode esquecer uma ou outra em algum momento, então, não há nenhuma vergonha em dar uma lida na documentação de vez em quando.
Além dessas ferramentas, você tem alguma outra que seja sua favorita? Compartilhe nos comentários 🙂
Comentários