Conheça 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para Apple Dock

O Dock na área de trabalho do Mac é um local conveniente para acessar aplicativos e recursos

Empresas como a Apple, Microsoft, Google, Amazon e Facebook dominam o cenário tecnológico. O seu domínio é tão amplo que representam mais de 20% do S&P 500. No entanto, o mercado conta com excelentes alternativas aos produtos dessas empresas, como os da Apple, por exemplo. Neste artigo, você conhecerá 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para Apple Dock.

Softwares Apple

Há muitas coisas para admirar sobre o hardware e software da Apple. Isso porque a empresa faz hardware de ótima aparência como iPhone, iPad, iPod e o MacBook Air. A empresa projeta seu próprio hardware e software. Isso lhes dá o poder de fazer um sistema operacional e um conjunto de aplicativos que são feitos sob medida e otimizados para seu hardware. A Apple também opera as plataformas de distribuição de mídia Apple Music e Apple TV.

O macOS, por exemplo, é o sistema operacional proprietário da Apple para sua linha de computadores Macintosh. Sua interface, conhecida como Aqua, é altamente polida e construída sobre um derivado do BSD (Darwin). Há uma grande variedade de aplicativos proprietários desenvolvidos pela Apple para seu software operacional. Este software não está disponível para Linux e não há perspectiva de mudança nessa posição.

O Dock na área de trabalho do Mac é um local conveniente para acessar aplicativos e recursos que você provavelmente usa todos os dias — por exemplo, o Launchpad e a Lixeira. O Dock do OS X é um software proprietário e não está disponível para Linux. No entanto, há excelentes alternativas gratuitas e de código aberto que rodam no Linux.

Alternativas ao Apple Dock

Crystal Dock

O Crystal Dock é um painel de área de trabalho bacana com efeito de zoom parabólico para o KDE Plasma 6. Embora visualmente seja inspirado no Dock do Mac OS X, ele visa seguir o modelo tradicional de painel de área de trabalho do Linux.

Latte

Latte é um dock baseado em frameworks de plasma que oferece uma experiência elegante e intuitiva para suas tarefas e plasmóides. Ele anima seu conteúdo usando efeito de zoom parabólico e tenta estar presente apenas quando necessário.

Plank

O Plank foi criado para ser o dock mais simples do planeta. O objetivo é fornecer apenas o que um dock precisa e absolutamente nada mais. No entanto, é uma biblioteca que pode ser estendida para criar outros programas dock com recursos mais avançados.

Certamente, alguma das opções acima suprirão suas necessidades, por serem excelentes alternativas ao Apple Dock.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile