Conheça 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para compartilhamento de tela da Apple

Como sabemos, muitas empresas como Apple, Microsoft, Google e outras, dominam o cenário tecnológico. Mas, a verdade é que o mercado conta com excelentes alternativas aos serviços ofertados por essas empresas. Neste post, você conhecerá 3 ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para compartilhamento de tela da Apple.

Softwares da Apple

Não podemos negar que os softwares da Apple são excelentes. A empresa projeta seu próprio hardware e software há anos e isso lhes dá o poder de criar um sistema operacional e um conjunto de aplicativos feitos sob medida e otimizados para seu hardware. A Apple também opera as plataformas de distribuição de mídia Apple Music e Apple TV.

O macOS, por exemplo, é o sistema operacional proprietário da Apple para sua linha de computadores Macintosh. Sua interface, conhecida como Aqua, é altamente polida e construída sobre um derivado do BSD (Darwin). Há uma grande variedade de aplicativos proprietários desenvolvidos pela Apple para seu software operacional. Este software não está disponível para Linux e não há perspectiva de mudança nessa posição.

Em 2020, a Apple iniciou a transição do silício da Apple, usando processadores Apple M1 baseados em ARM de 64 bits autoprojetados em novos computadores Mac. Talvez seja o momento perfeito para se afastar do mundo proprietário da Apple e abraçar o cenário do Linux de código aberto.

Alternativas ao compartilhamento de tela da Apple

O Apple Screen Sharing (Compartilhamento de tela da Apple) permite acessar remotamente um ambiente de sistema de desktop Apple. O compartilhamento de tela é um software proprietário e não está disponível para Linux. Recomendamos as melhores alternativas gratuitas e de código aberto.

Remina

Remmina (anteriormente conhecido como Grdc) é um cliente de conexão de área de trabalho remota que pode visualizar e controlar uma sessão de área de trabalho em execução em outro sistema. Ele pode se conectar a uma plataforma VNC (usando libvncserver0), bem como a servidores de terminal Windows (com rdesktop).

RustDesk

RustDesk é uma área de trabalho remota que permite manutenção de computadores e outros dispositivos. O software busca simplicidade e facilidade de uso, sendo projetado para funcionar imediatamente. Se você deseja acessar computadores através de uma rede pública, normalmente é necessário um intermediário.

O RustDesk usa um servidor de encontro/retransmissão que conhece o ID dos clientes e como contatá-los. Ele fornece seus próprios servidores de retransmissão sem qualquer pagamento, hospedados em servidores virtuais privados, mas você também pode configurar o seu próprio, o que permite projetar sua infraestrutura remota.

Veyon

Veyon é um software de código aberto que permite monitorar e controlar um grupo de computadores em um computador central (por exemplo, o computador de um instrutor) e usar vários recursos e modos. Ele pode ser usado de forma transparente em diferentes ambientes. Isso significa que um computador de professor executando Linux pode acessar facilmente computadores de alunos executando Windows e vice-versa.

Veyon fornece uma interface de usuário otimizada para fácil uso e acesso rápido a todos os recursos importantes.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile