in

Conheça 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

Especificamente, são voltados para sua total segurança, com plataforma segura e cruzada.

Conheça 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

Hoje, mostraremos 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P, mas especificamente voltados para a segurança, com plataforma segura e cruzada, que é algo muito interessante.

Entretanto, existem muitos serviços gratuitos de bate-papo multiplataforma, o principal problema é que muitos desses serviços os inundam com anúncios, na melhor das hipóteses. Na pior das hipóteses, eles usam nossos dados para vendê-los a empresas terceiras, devemos lembrar o escândalo do Facebook.

Após o grande escândalo no Facebook, nos perguntamos se existe um sistema de comunicação seguro.

Os 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

O principal problema é que muitos desses serviços são pagos ou não são multiplataforma. No entanto, falaremos sobre cinco serviços seguros, gratuitos e multiplataforma, segue lista abaixo:

1. ZeroNet

Conheça 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

ZeroNet é um conjunto de serviços descentralizados e abertos, com base em sua operação em páginas da web, usando criptografia Bitcoin e a rede BitTorrent.

Graças ao uso dessas tecnologias mencionadas acima, ele estará sempre disponível e acessível de qualquer lugar, é necessário ter uma conexão à Internet no início, mas podemos usar o ZeroNet sem a necessidade de uma conexão de rede.

Sua operação reside no fato de os sites serem atendidos pelos usuários que o utilizam, portanto, o custo de sua operação é mínimo.

Este serviço funciona em qualquer navegador moderno, independentemente de estarmos usando sistemas operacionais Windows, Linux ou Mac.

Outro aspecto importante é que podemos ocultar nosso endereço IP público com muita facilidade, usando a rede Tor.

Uma vez instalado, você terá acesso a partir do navegador da Web a diferentes serviços oferecidos pela ZeroNet:

  • ZeroBoard: É um serviço de mensagens de tabloide onde você pode conversar com outros usuários do Zero.
  • ZeroTalk: É um fórum do tipo Reddit, onde há conteúdo que pode ser muito controverso, pode-se dizer que é um fórum sem lei.
  • ZeroBlog: É para que você possa criar um micro Blog estilo pessoal do WordPress, onde você pode publicar seu próprio blog pessoal.
  • ZeroMail: É um gerenciador de e-mail no qual todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, tornando-o muito seguro.
  • ZeroMe: É uma rede social que usa a rede P2P para sua operação, onde está mais focada em responder perguntas.
  • ZeroSite: Aqui encontraremos sites recomendados por outros usuários que podem ser do seu interesse ou não.

2. Brosix

O Brosix também é um cliente de bate-papo que usa a plataforma P2P e está disponível para sistemas operacionais de desktop e móveis.

Destaca-se especialmente nas funções de bate-papo, conferência, salas de bate-papo, compartilhamento de tela e quadro branco.

Quando você cria ou está em uma conversa, essa conversa será criptografada de ponto a ponto; também com o Brosix, você pode criar salas de bate-papo e adicionar outros usuários.

Este aplicativo é gratuito para uso pessoal e, se você quiser usá-lo em nível comercial, terá uma assinatura mensal.

Em nossa opinião, destaca-se, acima de tudo, pelo fato de poder compartilhar uma tela e um quadro branco. Definitivamente uma opção a ter em conta.

3. Jami (antigo Ring)

Conheça 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

O Jami é outra plataforma de mensagens semelhante ao MSN Messenger, mas, nesse caso, ele usa a rede P2P para funcionar.

Está disponível para todas as plataformas, sistemas operacionais móveis e desktop.

Além disso, o Jami tem a opção de fazer chamadas de vídeo, tanto sua interface quanto suas opções nos lembram muito como mencionamos antes do falecido Messenger.

4. Ricochet

Outro serviço de mensagens P2P, que, diferentemente dos outros programas, usa a rede Tor para se conectar com outros usuários do Ricochet.

Está disponível para Windows, MacOS e Linux, e as principais diferenças com seus concorrentes é o uso da rede Tor e que ela não usa nenhuma conta, mas sua operação é baseada no uso de uma sequência de texto que identifica quem enviar e para quem é endereçado.

5. Tonic

Conheça 5 bate-papos gratuitos baseados em P2P

É um serviço de mensagens baseado em P2P, que, diferentemente dos outros aplicativos, funciona apenas através da sua rede local (LAN).

Não tem saída nem acesso à Internet, portanto, é ideal usá-lo apenas em empresas, escolas, universidades ou outros locais onde estamos interessados em que apenas pessoas que estão na mesma rede possam falar.

Sua operação também é diferente das outras opções, não utiliza nomes de usuário ou sequências de texto, mas o usuário é identificado pelo IP do seu computador.

Porém, o Tonic está disponível apenas para Windows, é uma das suas principais desvantagens.

Então, como você pode ver, existem algumas opções muito interessantes e outras que nem tanto, sem dúvida, acreditamos que as melhores soluções e as que se destacam acima das demais são ZeroNet e Brosix por poder fazer chamadas de vídeo.

Fonte: RedesZone

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

5 dicas para a segurança de um servidor Linux

5 dicas para a segurança de um servidor Linux

Microsoft entrega o Azure Sphere baseado em Linux

Microsoft entrega o Azure Sphere baseado em Linux