Conheça 5 dicas para se manter motivado na programação

Os desenvolvedores podem ficar desmotivados em seus trabalhos

Os desenvolvedores de softwares podem passar muitas horas trabalhando em um mesmo projeto, ou em vários. No entanto, assim como em qualquer outro trabalho, eles podem ficar desmotivados. Neste artigo, você fica acesso a 5 dicas para se manter motivado enquanto programador.

Chega um momento em que você perde a motivação para codificar porque, no momento, você não consegue resolver um problema específico. Algum código não está funcionando como deveria e você fica frustrado consigo mesmo e não sabe como continuar.

Se isso já aconteceu cm você, saiba que não está sozinho. Vamos ver como continuar e se motivar mesmo quando enfrentar desafios de programação:

Aprenda a se automotivar

Como você enfrenta os desafios, em última análise, dependerá de suas características de personalidade, seus mecanismos de enfrentamento e sua preparação.

A motivação precisa ser treinada para ficar mais forte. Fazer progressos pequenos e consistentes o ajudará a se sentir mais motivado e entusiasmado consigo mesmo, e isso fará com que seus desafios pareçam menos assustadores. Você pode até se recompensar com algo prazeroso (por exemplo, pausa para o café, um vídeo engraçado do Youtube, etc.) depois de ter feito algum progresso inicial. Dessa forma, você está fazendo o trabalho e se responsabilizando porque deseja desfrutar da satisfação de alcançar resultados.

Divida as tarefas em pequenos pedaços mensuráveis

Um projeto de software enorme e demorado pode fazer você se sentir sobrecarregado e exausto desde o início. Pat Brans, escritor e professor afiliado de Gestão e Tecnologia da Universidade Johns Hopkins, sugere dar um passo de cada vez. Quando você tem um grande projeto, tente não olhar para ele como um todo. Em vez disso, divida-o em pequenos componentes com um tamanho gerenciável.

É da própria natureza de um programador ser um solucionador de problemas e mudar as perspectivas rapidamente de pensar em muitos módulos que trabalham juntos para a estrutura interna de um módulo, mas raramente ou nunca sobre todo o sistema em todos os detalhes.

As linguagens de programação orientadas a objetos vêm com o grande benefício de permitir que os desenvolvedores dividam os problemas em componentes essenciais. Da mesma forma, tente abordar seu desafio atual do micro-ângulo, dividindo as tarefas em pequenos blocos de tempo gerenciáveis.

Se você preferir alternar entre várias tarefas, certifique-se de que sejam ações relacionadas (por exemplo, IA e PNL). Caso contrário, você corre o risco de ter um desempenho ruim e isso consumiria mais tempo para você.

Peça ajuda

Muitos jovens profissionais de TI preferem lidar com problemas de programação de forma independente, esperando alcançar o resultado desejado sem qualquer ajuda externa.

No entanto, talvez você tenha problemas com a implantação do seu código ou ele continue relatando bugs: seja qual for o problema, é provável que você não seja o primeiro a lutar com isso. Por esse motivo, é fundamental ser inteligente e buscar ajuda.

Pegue um pouco de ar fresco para ajudar na motivação

Em vez de ficar pensando no mesmo problema repetidamente ao longo do dia, apenas tome um pouco de ar fresco. Você pode literalmente se levantar e dar um passeio. Isso colocará seu corpo em movimento e acionará o fluxo de sangue e oxigênio, o que o manterá acordado e, esperançosamente, aumentará sua motivação.

Alternativamente, você pode simplesmente ir para sua varanda e respirar profundamente um pouco de ar fresco. Encher os pulmões com ar fresco energizará e rejuvenescerá todo o seu ser.

Durma um pouco: a motivação pode retornar depois de um pouco de descanso

Se você tentou de tudo até agora e nada parece funcionar para você, apenas vá para a cama e durma com isso. Nosso cérebro tem excelentes habilidades de resolução de problemas quando lhe damos o merecido descanso que deseja em vez de tomar café para ficar acordado.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile