Conheça 5 excelentes softwares de automação residencial X10 gratuitos e de código aberto

X10: um padrão aberto para controlar remotamente equipamentos elétricos domésticos

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Com a necessidade do uso da tecnologia, sempre precisamos usar algum software. No entanto, a questão de saber se o software proprietário é um mal necessário surge com frequência. Neste artigo, você conhecerá 5 excelentes softwares de automação residencial X10 gratuitos e de código aberto.

Softwares proprietários

Os defensores do software proprietário afirmam que sempre haverá uma relutância na comunidade de código aberto em escrever códigos detalhados projetados para determinados nichos de mercado. Por exemplo, um consultório odontológico certamente precisará de software especializado, e o código desenvolvido para esse consultório pode ser difícil ou impossível de adaptar para outras áreas.

Os defensores do software proprietário argumentam que os desenvolvedores de código aberto não estariam dispostos a projetar um sistema personalizado para a clínica de um dentista específico. Embora possa haver circunstâncias em que o software proprietário seja mais atraente, em última análise, causa mais problemas do que resolve. Isto também se aplica a protocolos proprietários.

Muitos sistemas de automação residencial usam protocolos de rede proprietários. Os protocolos utilizados serão específicos da empresa que desenvolveu o sistema. A empresa de software pode favorecer tal abordagem, pois vincula o cliente apenas aos seus produtos. No entanto, isso só pode prejudicar o usuário do sistema de automação residencial. Portanto, é importante avaliar um sistema de automação residencial para garantir que ele seja construído em protocolos abertos.

O X10

X10 é um padrão aberto para controlar remotamente equipamentos elétricos domésticos. Ele funciona em linhas de energia domésticas e tem largura de banda extremamente baixa. Este protocolo de comunicação pode controlar luzes, aparelhos e outros dispositivos elétricos e ser usado para implementar um sistema de segurança personalizado.

Este protocolo tem a virtude de ser simples de configurar, flexível, mas ao mesmo tempo pode criar um sistema de controle residencial muito sofisticado a um custo baixo. Ao usar componentes X10 você pode controlar os módulos de uma empresa usando o controlador de uma empresa diferente.

O objetivo deste artigo é identificar software útil de controle de automação residencial de código aberto que usa o protocolo aberto X10. Abaixo, uma lista elaborada pelo pessoal do Linux Links, com alguns dos melhores softwares.

conheca-5-excelentes-softwares-de-automacao-residencial-x10-gratuitos-e-de-codigo-aberto

Software de automação residencial X10

  • HEYU: Back-end baseado em console altamente configurável;
  • Minerva: Suíte de automação residencial completa, fácil de usar e de código aberto;
  • MisterHouse: Suporta X10, reconhecimento de voz e vários dispositivos seriais;
  • BottleRocket: Utilitário para controlar dispositivos X10 Firecracker para automação residencial;
  • BlueLava: Interface CGI para x10.
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.