Conheça 5 razões que justificam a não substituição de tablets por telefones dobráveis

Substituição de tablets por telefones dobráveis é possível?

Apesar de todos os avanços nos melhores telefones dobráveis, eles ainda não são bons o suficiente para substituir completamente o seu tablet. Neste post, abordamos 5 motivos pelos quais a substituição dos tablets por telefones dobráveis é inviável.

A substituição de tablets por telefones é possível? 5 rações para acreditar que não!

Tamanho da tela dos telefones dobráveis

Os tablets são mais parecidos com notebooks do que dobráveis nesta área. Embora os telefones dobráveis ofereçam uma tela maior do que os smartphones tradicionais, eles não oferecem telas tão grandes quanto os melhores tablets que você pode comprar.

Há também a questão das proporções. Se você gosta de dobráveis e tablets para assistir conteúdo, pode ficar desapontado com a experiência em telefones dobráveis. Isso ocorre porque a maioria dos telefones dobráveis tem formatos quadrados com proporções exclusivas. Como a maioria das mídias é filmada em proporções horizontais, como 16:9, você verá enormes barras pretas ao redor do conteúdo em um telefone dobrável.

No final das contas, o conteúdo visível em seu dobrável pode ser apenas um pouco maior do que o que você veria em um iPhone 14 Pro Max ou Galaxy S23 Ultra. Os tablets têm o mesmo problema, mas geralmente são mais retangulares e oferecem telas maiores para compensar melhor.

Vida útil da bateria dos telefones dobráveis

Outro fator limitante dos dobráveis é a duração da bateria, e esse é um desafio de hardware muito difícil de superar. Existem muitas peças encontradas em telefones dobráveis que você não vê nos tradicionais, como uma dobradiça ou uma tela secundária. Isso limita a quantidade de espaço que os fabricantes têm para uma bateria, embora as empresas tenham tentado contornar isso dividindo as baterias entre as duas metades do telefone.

No entanto, isso não significa que os telefones dobráveis tenham bateria suficiente para funcionar tão bem quanto um tablet. Assim como os computadores, os tablets normalmente têm tempos de tela elevados, o que é diferente dos telefones. Você usará o telefone em vários momentos do dia, mas raramente ele fica ligado por horas seguidas.

Em comparação, os tablets podem funcionar em velocidade máxima por horas seguidas, como quando você está assistindo a um filme, jogando ou trabalhando. Esse tipo de caso de uso destruiria a bateria de um telefone dobrável e é uma das razões pelas quais ainda precisamos de tablets.

Trabalho criativo: no tablet é melhor!

Os dobráveis de tela grande são capazes de realizar alguns tipos de trabalho de produtividade em qualquer lugar, mas não são perfeitos. Uma área em que os líderes do setor enfrentam dificuldades é o trabalho criativo, como anotações, desenhos ou produção de mídia.

O tamanho da tela entra em jogo novamente aqui, onde uma tela maior pode ser crucial para fazer anotações rapidamente ou tornar um projeto eficiente. No entanto, o maior problema que você encontrará ao usar um telefone dobrável para trabalhos criativos é o tipo de tela e as opções de caneta. Se você precisar escrever, desenhar ou fazer qualquer outro tipo de trabalho criativo, provavelmente ainda precisará de um tablet para fazer isso.

Quando você faz login em uma de suas contas de mídia social em um iPad executando uma versão recente do iPadOS, a plataforma pensará que você está acessando o serviço em um dispositivo macOS. Ter sites e serviços carregados automaticamente em suas versões completas para desktop faz uma enorme diferença para os profissionais.

Infelizmente, esta é uma área onde os telefones dobráveis enfrentam dificuldades. Frequentemente encontro problemas com o Chrome em minhas páginas da web de carregamento dobráveis, onde a versão móvel é o padrão. Para que os telefones dobráveis se tornem realmente potências de produtividade em movimento, a experiência de navegação precisa melhorar em todos os aspectos.

Durabilidade

A maioria dos tablets tem preocupações de durabilidade em grande parte relacionadas aos seus formatos finos. Quando comparados à durabilidade dos telefones dobráveis, mesmo os tablets mais convencionais estão melhor posicionados para navegar em condições mais difíceis. Os telefones dobráveis melhoraram ao longo dos anos, e os principais players até oferecem algumas certificações de resistência à poeira ou água em determinados modelos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile