Conheça 5 aplicativos de gerenciamento de projetos Linux gratuitos e de código aberto

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Quando falamos em ferramentas de gerenciamento de projetos, é preciso saber que elas abrangem muitos tipos diferentes de software, como agendamento, alocação de recursos, software de colaboração, gerenciamento de qualidade e controle de custos/gerenciamento de orçamento. Inclusive, este tipo de software é normalmente utilizado por gerentes de projetos que buscam planejar e controlar recursos, custos e cronogramas para atender aos objetivos de um projeto. Neste artigo, você conhecerá 5 aplciativos de gerenciamento de projetos Linux gratuitos e de código aberto.

Aplicativos de gerenciamento de projetos

Para ajudar a planejar um projeto, existem vários tipos diferentes de ferramentas de gerenciamento de projetos. Um dos padrões da indústria é o Gráfico de Gantt, que fornece uma exibição gráfica de todas as tarefas que compõem um projeto. Cada barra no gráfico é uma representação gráfica do tempo planejado para a tarefa.

Outras ferramentas populares incluem gráficos PERT (um método para analisar as tarefas envolvidas na conclusão de um projeto), Estrutura Analítica do Produto (uma estrutura em árvore hierárquica de componentes que compõem uma entrega do projeto) e Estrutura Analítica do Trabalho (uma estrutura em árvore hierárquica de entregas e tarefas que precisam ser executadas para concluir um projeto).

As ferramentas de gerenciamento de projetos oferecem muitas vantagens quando se trata de planejamento e acompanhamento de projetos. Os gráficos de Gantt são sinônimos de gerenciamento de projetos. A capacidade de obter uma visão geral de um projeto visualmente na forma de um gráfico simples de entender não deve ser subestimada. Mas um bom software de gerenciamento de projetos oferece muito mais funcionalidades.

O pessoal do LinuxLinks forneceu um ranking dos melhores aplicativos de gerenciamento de projetos, que recomendam na imagem abaixo. Todos os aplicativos sugeridos são gratuitos e de código aberto.

conheca-5-softwares-de-gerenciamento-de-projetos-linux-gratuitos-e-de-codigo-aberto
Imagem: LinuxLinks

Software de gerenciamento de projetos

ProjectLibre: ProjectLibre é um software de gerenciamento de projetos gratuito e de código aberto. Foi fundado para fornecer um substituto de código aberto para o desktop do Microsoft Project. Ele oferece uma interface de usuário semelhante;

GanttProject: GanttProject é uma ferramenta de gerenciamento e agendamento de projetos baseada em gráfico de Gantt gratuita e fácil de usar, escrita em Java;

Task Juggler: TaskJuggler é uma ferramenta moderna e poderosa de gerenciamento de projetos de código aberto. Usando os poderosos algoritmos de filtragem e relatórios do Taskjuggler, você pode criar listas de tarefas, tabelas de uso de recursos, relatórios de status, calendários de projetos e demonstrativos contábeis de projetos;

MyCollab: MyCollab é uma plataforma de gerenciamento de colaboração gratuita e de código aberto. Ele fornece um rico conjunto de recursos de gerenciamento de projetos, CRM e gerenciamento de documentos;

Planner: Planner é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que oferece suporte a gráficos de Gantt, alocação de recursos e integração com outros aplicativos GNOME.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.