Conheça 6 comandos essenciais do macOS Terminal!

macOS e os comandos essenciais

O macOS é um sistema operacional que seus fãs consideram visualmente atraente, e versões recentes fizeram com que ele se parecesse muito mais com iOS ou iPadOS. Mesmo assim, o macOS possui muito poder, se você souber como usá-lo. Neste artigo, você conhecerá 6 comandos essenciais do macOS Terminal!

Comandos essenciais do macOS Terminal

sudo: Autorizar acesso root ou administrador, necessário para executar alguns comandos

Imagem: XDA-Developers

Muitos comandos do Terminal macOS exigem acesso de administrador ou root ao seu sistema e exigem que você insira sua senha antes de concluir o comando. Uma maneira de tornar isso mais fácil é executar o Terminal como superusuário, o que concederá acesso de administrador ao aplicativo e autorizará automaticamente os comandos a seguir.

Como regra, você deve fazer sua pesquisa antes de executar um comando de superusuário, pois ele terá autoridade para fazer alterações no nível do sistema.

do macOS Terminal!

Inserir a palavra sudo como prefixo de qualquer comando permitirá que você o execute como superusuário. Este é um ótimo ponto de partida para usar o Terminal, pois muitos comandos precisam ser executados como superusuário.

Atualização de software: Mantenha seu Mac atualizado diretamente do aplicativo Terminal

Imagem: XDA-Developers

Para pessoas que desejam realmente aproveitar o poder do macOS Terminal, este comando é uma ótima opção. Do ponto de vista funcional, é mais rápido baixar e instalar uma atualização através do Terminal do que usando as Configurações do Sistema. O seguinte comando verifica atualizações de software em seu Mac:

atualização de software -i -a

Depois de pressionar Enter, seu Mac começará a procurar atualizações de software disponíveis. Se encontrar uma nova atualização, ele começará a baixá-la e solicitará sua senha de usuário. Em seguida, basta seguir as instruções para concluir a instalação da atualização.

4ifconfig

Imagem: XDA-Developers

Há muitos motivos pelos quais você pode querer verificar os detalhes de conectividade da sua rede, sendo o maior deles a localização de endereços MAC. Isso pode ser útil se você estiver solucionando problemas de rede ou quiser falsificar seu endereço MAC.

ifconfig

Depois de inserir o comando acima no Terminal macOS, você verá várias informações preenchidas na linha de comando. Há muito o que dissecar aqui, mas há alguns que você deve observar. Os termos en0, en1, en2 e assim por diante nomeiam as interfaces de rede de hardware do seu Mac. en0 costumava ser Ethernet, mas agora é WiFi na maioria dos sistemas. Normalmente en1 e en2 agora representam Ethernet ou IP sobre Thunderbolt. Como o seu Mac tem endereços MAC diferentes para cada interface de hardware, procurar o rótulo correto pode ajudar a garantir que você encontrou o correto.

Se você não tiver certeza de quais são suas interfaces, acessar a página Configurações do sistema > Rede mostrará a lista completa de interfaces de hardware disponíveis em seu Mac.

Caffeinate: A maneira mais rápida de evitar que seu Mac entre no modo de suspensão

Imagem: XDA-Developers

Você pode alterar as configurações de suspensão do seu Mac de várias maneiras, e a mais básica é por meio do aplicativo Configurações do Sistema. No entanto, usar o Terminal macOS pode ser mais rápido e fornecer controle mais preciso sobre a configuração de suspensão. Mais importante ainda, é uma ótima opção temporária. Há muito que você pode fazer com os comandos caffeinate, incluindo dizer ao seu Mac exatamente quantos segundos ele deve esperar antes de dormir. Aqui está o modelo de comando:

caffeinate -t <time in seconds>

Depois de inserir a primeira parte do comando, indique quantos segundos o seu Mac deve esperar antes de dormir. Ao terminar, o comando deverá ficar parecido com isto:

caffeinate -t 10000

Existem também algumas maneiras de ajustar este comando básico para fazer outras coisas. Trocar -t por outras variáveis ??fará outras alterações nas configurações de suspensão do seu computador. Por exemplo, usar -i impedirá que o computador fique ocioso e -d apenas impedirá que a tela hiberne.

Kill: Encerre os processos do aplicativo de uma vez por todas com este comando

Imagem: XDA-Developers

Um dos maiores aborrecimentos no macOS, em comparação com o Windows, é que fechar uma instância de um aplicativo não encerrará o aplicativo inteiro. Para isso, pode ser necessário sair do ícone do aplicativo no Dock ou através do menu Forçar Encerramento.

Para ter certeza de que encerrou um aplicativo, você pode usar o comando kill no Terminal macOS. Mas como você precisa do número PID de um aplicativo para encerrá-lo – em vez do nome do aplicativo – há um comando que você precisa executar antes de usar kill.

???????É um comando simples, mas top mostra todos os processos do sistema em uma lista. Além do nome do aplicativo, ele listará o uso da CPU e o número PID do aplicativo. É assim que você pode ter certeza de que está executando o comando kill para o programa correto.

Imagem: XDA-Developers

Depois de encontrar o número PID do aplicativo que deseja encerrar, digite o seguinte comando:???????

???????kill <PID>

???????Após inserir o comando acima e pressionar enter, o aplicativo que você listou terá todos os seus processos encerrados. É útil se você quiser ter certeza de que um aplicativo foi forçado a encerrar.

Homebrew: Instale aplicativos por meio de comandos simples no aplicativo Terminal

Imagem: XDA-Developers

Homebrew é a maneira mais poderosa de usar o Terminal macOS, pois é um gerenciador de pacotes que permite instalar uma série de aplicativos com comandos simples. Isso elimina a busca por links para download, o uso de lojas de aplicativos e todo esse incômodo.

Começa instalando o Homebrew, o que pode ser feito com o seguinte comando:

/bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)"

???????Este comando instalará o Homebrew, mas você precisará executá-lo como superusuário para que funcione. Você pode colocar sudo no início do comando ou esperar que o aplicativo Terminal solicite sua senha. Certifique-se de ler as instruções que aparecem com atenção e seguir as instruções na tela para concluir o processo de instalação.

Depois que o Homebrew estiver configurado, a diversão realmente começa. O modelo a seguir pode ser usado para instalar vários aplicativos:???????

???????brew install <app>

Por exemplo, digitar brew install firefox instalará o Firefox automaticamente. Esta é uma ferramenta muito útil que pode tornar a instalação de aplicativos muito mais fácil e é algo que todos os usuários do macOS devem saber fazer.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile