Conheça 6 ótimas ferramentas de integração AppImage Desktop gratuitas e de código aberto

AppImage é um formato de software universal para distribuição de software portátil no Linux

O AppImage é um formato de software universal para distribuição de software portátil no Linux sem a necessidade de permissões de superusuário para instalar o aplicativo. Ele realmente não instala software. É uma imagem compactada com todas as dependências e bibliotecas necessárias para executar o software desejado. Neste artigo, você conhecerá 6 ótimas ferramentas de integração AppImage Desktop gratuitas e de código aberto para Linux.

AppImage Desktop

AppImages são soluções de um clique amplamente utilizadas, convenientes e úteis na execução e instalação de software. Por padrão, um arquivo AppImage baixado não será executável. Podemos tornar o arquivo executável iniciando Arquivos (o gerenciador de arquivos do GNOME). Em Arquivos, clique com o botão direito no arquivo AppImage. Clique na caixa “Executável como Programa”.

Alternativamente, podemos tornar o arquivo executável usando o comando chmod:

$ chmod u+x ~/Downloads/Name.AppImage

Agora podemos executar o arquivo clicando duas vezes com o botão esquerdo no arquivo (em Arquivos) ou na linha de comando. Mas isso não integra AppImages em nosso menu de aplicativos. Existem alguns programas que nos permitem integrar AppImages em nosso sistema.

Abaixo, uma lista com 6 ferramentas que ajudam a integrar AppImages em sua área de trabalho. Apenas software gratuito e de código aberto está incluído.

Ferramentas de integração AppImage

AppImageLauncher: Integre AppImages ao seu inicializador de aplicativos com um único clique. AppImage é um formato de software universal para distribuição de software portátil no Linux sem a necessidade de permissões de superusuário para instalar o aplicativo;
Gear Lever: Ferramenta baseada em Python para gerenciar AppImages;
appimaged: Daemon AppImage. Appimaged é uma implementação experimental do daemon AppImage opcional, appimaged, em Go;
appImageHelper: Crie, exclua, controle e organize atalhos para AppImage. Ele usa Qt, software multiplataforma para criar interfaces gráficas de usuário;
Pin It!: Um pequeno utilitário que permite fixar atalhos para aplicativos portáteis no inicializador de aplicativos, criando arquivos na área de trabalho. O software foi originalmente direcionado para o sistema operacional elementar, mas atualmente foi projetado para qualquer distribuição Linux. O software usa GTK e é escrito em Vala;
AIDM: Crie atalhos na área de trabalho para aplicativos AppImage. O AppImage Desktop Maker (AIDM) é um software simples que cria atalhos na área de trabalho para aplicativos .AppImage. Foi desenvolvido para ser simples e prático. Um software gratuito e de código aberto.

Certamente, há um software que vai servir à sua necessidade. Todos os listados acima são de código aberto e gratuitos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile