Conheça 7 distribuições Linux quase desconhecidas que brilharam em 2023

Distribuições que chamaram sua atenção em 2023!

Existem diversos sistemas Linux para todos os gostos. De inovações em desktops ou recursos extras, foram algumas as novidades interessantes neste ano que está acabando. Então, conheça 7 distribuições Linux quase desconhecidas que brilharam em 2023. Vamos conhecer algumas dessas distribuições que se tornaram verdadeiras revelações.

Vanilla OS

Vanilla OS é uma distribuição imutável baseada no Ubuntu. Não é como qualquer outra distribuição baseada no Ubuntu. Você pode optar por jogar nele, criar ambientes de trabalho de desenvolvimento ou apenas usá-lo como um driver diário para trabalhar com boa confiabilidade.

Você pode configurar seu sistema de acordo com sua preferência e não prejudicar a experiência.

Embora a imutabilidade possa ser um conceito novo para muitos, o Vanilla OS apresenta uma experiência de usuário fácil de usar enquanto tenta coisas interessantes nos bastidores.

XeroLinux

O XeroLinux oferece aos novatos uma boa chance de ter um belo sistema Arch Linux sem complicações.

Claro, se você nunca usou distribuições Linux, pode não ser uma escolha inicial adequada para você. No entanto, se você sabe que precisa de ajuda para usar o Arch Linux em seu sistema, o XeroLinux permite que você faça isso perfeitamente.

Não apenas tendo uma boa aparência pronta para uso, mas também oferecendo a capacidade de personalizar a experiência.

Ubuntu Unity

Iniciado como um remix não oficial do Ubuntu com Unity para promover o renascimento do ambiente de desktop Unity7, o Ubuntu Unity é agora um dos sabores oficiais do Ubuntu.

Ele brilhou em 2023, onde alguns usuários do Linux experimentaram o ambiente de desktop Unity (que era o padrão para o Ubuntu anos antes de 17.10).

4. Cristal Linux

Uma distribuição baseada em Arch que vem na área de trabalho GNOME. O Crystal Linux visa utilizar as tecnologias mais recentes, ao mesmo tempo que fornece uma interface de usuário familiar.

Se você deseja experimentar uma experiência GNOME personalizada em uma distribuição Arch, Crystal Linux é a resposta. No momento em que este artigo foi escrito, ele ainda estava em fase beta.

No entanto, inclui todos os elementos essenciais para ajudá-lo a começar uma experiência diária de motorista (embora eu recomende que você não o use na produção).

5. Bazzita

Bazzite é uma distribuição Linux baseada no Fedora que torna mais fácil jogar no seu desktop ou Steam Deck.

Com a inclusão de drivers gráficos proprietários e aplicativos pré-instalados como Mission Center e Discover Overlay, é uma experiência interessante para começar.

Você pode escolher o conjunto de aplicativos a serem instalados de acordo com sua finalidade (streaming, jogos, etc.).

Em contraste com outras distribuições Linux, ele vem com suporte para vários hardwares de jogos, como Xbox Controller, dispositivos Razer e muito mais.

6. Fedora Asahi Remix

Cada um de nós está de olho no projeto Asahi Linux para tornar o Linux possível no Apple Silicon.

E eles conseguiram fazer isso, começando com o Fedora Asahi Remix como sua principal distribuição. Se quiser usar Linux em seu dispositivo Apple Silicon mais recente, você pode instalar o Fedora Asahi Remix.

Ele vem com a área de trabalho KDE Plasma, com a opção de usar o GNOME 45 e outras opções de personalização para você começar.

Para não esquecer, você obtém uma experiência exclusiva do Wayland com suporte para aplicativos X11 usando o XWayland.

7. CachyOS

Muitas distros baseadas em Arch conseguiram chamar a atenção em 2023. E o CachyOS é mais uma.

Ao contrário de outros, ele se concentra apenas em fornecer uma experiência Linux rápida e otimizada, juntamente com melhorias de segurança. CachyOS utiliza o avançado BORE Scheduler e kernels compilados com instruções otimizadas e LTO para oferecer o melhor desempenho.

Pode não ser uma distribuição amigável para iniciantes, mas você pode começar escolhendo vários ambientes de área de trabalho, incluindo também alguns gerenciadores de janelas.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile