Conheça 7 editores de metadados de fotos gratuitos e de código aberto

Metadados são informações que fazem parte do arquivo de imagem

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os metadados estão presentes em todos os arquivos digitais e, as fotografias não são diferentes. Para visualizar ou editar esses metadados, os usuários precisam de uma ferramenta específica, por exemplo. Um editor de metadados é um software de computador que permite aos usuários visualizar e editar tags de metadados interativamente e salvá-los no arquivo gráfico. Neste artigo, você conhecerá 7 editores de metadados de fotos gratuitos e de código aberto.

Metadados

Metadados são informações que fazem parte do arquivo de imagem e contêm informações sobre a própria imagem e a criação da mesma. Ele pode definir informações textuais, como título, descrição, tempo de exposição, valor ISO, distância focal e direitos autorais, por exemplo.

Algumas câmeras digitais modernas e telefones com câmera são habilitados para GPS e podem salvar as coordenadas de localização (latitude e longitude) justamente nesses metadados. Os editores de metadados também podem definir informações de geolocalização navegando em um mapa ou definindo coordenadas diretamente, o que é particularmente útil para câmeras sem GPS.

Existem muitas razões pelas quais os usuários podem querer modificar os metadados das fotografias. Mas, para isso, precisam de editores. Esses “metadados” são incorporados às fotografias usando o formato Exif padrão, que pode ser facilmente lido por programas de edição de imagens, bem como por sites de compartilhamento de fotos online como o Flickr.

Melhores editores de metadados de fotos

Abaixo, você terá acesso a uma lista dos melhores editores de metadados disponíveis para Linux, elaborada pelo Linux Links. O site elenca as 7 principais ferramentas superiores para gerenciamento de metadados de fotos.

conheca-7-editores-de-metadados-de-fotos-gratuitos-e-de-codigo-aberto
Imagem: Reprodução | Linux Links

Vamos explorar os 7 editores de metadados de fotos disponíveis. Para cada um dos editores, adicionamos uma pequena descrição. Todos eles são fáceis de achar e instalar em seu dispositivo Linux.

Photini: Um editor de metadados de fotografia digital fácil de usar;
ExifTool: Um aplicativo de linha de comando e biblioteca para leitura e gravação de metainformações;
Exiv2: Biblioteca C++ e um utilitário de linha de comando para gerenciar metadados de imagem;
digiKam: Fornece ferramentas para visualizar e editar metadados;
jExifToolGUI: Uma interface gráfica para ExifTool;
Jhead: Ferramenta de manipulação de cabeçalho Exif JPEG;
Phatch: Processador de lote de fotos GUI multiplataforma simples de usar.

Clicando no nome de cada ferramenta elencada acima, você será direcionado para a página da mesma, onde poderá adquiri-la para a sua máquina ou ter acesso a mais informações sobre os dados que cada uma permite editar.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.