Conheça 7 excelentes aplicativos de rede gratuitos e de código aberto para o seu Linux

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Linux conta com excelentes aplicativos e, dentre a infinidade de utilitários disponíveis para o sistema, os aplicativos de rede são bem essenciais para alguns usuários. O top, por exemplo, é uma ferramenta de código aberto que oferece uma visão dinâmica em tempo real de um sistema em execução, permitindo aos usuários monitorar os processos em execução em um sistema e identificar quais aplicativos estão consumindo mais recursos do que deveriam, mas sua funcionalidade não se estende à atividade da rede. Neste artigo, você conhecerá 7 excelentes aplicativos de rede gratuitos e de código aberto para o seu Linux.

Monitoramento de rede

A monitorização dos processos não é, por si só, suficiente para garantir um bom funcionamento do sistema. As ferramentas de monitoramento de rede podem ajudar a identificar problemas antes que eles cheguem ao status de emergência. Este tipo de software não é útil apenas para administradores de rede. Usuários domésticos com uma rede pequena ou mesmo com apenas um computador se beneficiarão do software apresentado neste artigo.

Neste artigo, você ficará por dentro dos pequenos utilitários baseados em console que mostram o uso da rede de uma forma que lembra o que o utilitário principal faz para os processos. Em vez de pegar emprestado o código de cima, as pequenas ferramentas aqui emprestam ideias dessa ferramenta de solução de problemas, como fornecer dados instantâneos em tempo real sobre um sistema que é atualizado conforme a situação muda.

Se você está procurando pequenas ferramentas para diagnosticar problemas de conexão TCP e UDP em tempo real e outros problemas relacionados, para ajudar a isolar as causas de problemas de rede e monitorar a largura de banda que está sendo consumida por aplicativos e usuários, o software apresentado neste artigo será de interesse.

A lista dos softwares foi elaborada pelo LinuxLinks, que elencou 7 dos melhores aplciativos de monitoramento de rede, como você pode observar na imagem abaixo.

conheca-7-excelentes-aplicativos-de-rede-gratuitos-e-de-codigo-aberto-para-o-seu-linux

Aplicativos de monitoramento de rede

  • ntopng: Um aplicativo de monitoramento de tráfego de rede baseado na Web com versão de código aberto;
  • NetHogs: Uma plciativo que agrupa largura de banda por processo;
  • nload: Monitor de tráfego de rede em tempo real para o console de texto;
  • IPTraf-ng: Fork do IPTraf;
  • iftop: Exibe o uso de largura de banda em uma interface por host;
  • ntop: Sonda de tráfego de rede que mostra o uso da rede;
  • IPTraf: Monitor IP LAN colorido interativo.
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.