Conheça 7 excelentes servidores web gratuitos e de código aberto

Este artigo traz 7 excelentes servidores web gratuitos e de código aberto para Linux. Em termos de hardware, um servidor web é um computador que armazena software de servidor web e arquivos componentes de um site, como documentos HTML, imagens, arquivos CSS e JavaScript.

Um servidor web se conecta à Internet e oferece suporte ao intercâmbio físico de dados com outros dispositivos conectados à web. A função principal de um servidor web é armazenar, processar e entregar páginas web aos clientes. Possui várias partes que controlam como os usuários da web acessam os arquivos hospedados. No mínimo, este é um servidor HTTP.

Um servidor HTTP é um software que entende URLs (endereços da web) e HTTP (o protocolo que seu navegador usa para visualizar páginas da web). Um servidor HTTP pode ser acessado por meio dos nomes de domínio dos sites que armazena e entrega o conteúdo desses sites hospedados ao dispositivo do usuário final.

No nível mais básico, sempre que um navegador precisa de um arquivo hospedado em um servidor web, o navegador solicita o arquivo via HTTP. Quando a solicitação chega ao servidor web (hardware) correto, o servidor HTTP (software) aceita a solicitação, encontra o documento solicitado e o envia de volta ao navegador, também por meio de HTTP. Hoje em dia, os sites usam HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Este é um mecanismo que permite que seu navegador ou aplicativo da web se conecte com segurança a um site. HTTPS é uma das medidas para ajudar a manter sua navegação segura.

Abaixo, trazemos uma lista elaborada pelo LinuxLinks dos melhores servidores web para Linux.

Por muitos anos, o servidor Apache HTTP (frequentemente chamado de Apache) foi nosso servidor web preferido. Mas o nginx geralmente supera o Apache e outros servidores web populares em testes de benchmark, especialmente em situações com conteúdo estático e/ou altas solicitações simultâneas. Os programas listados abaixo, podem ser usados para outros fins além de servir páginas da web, por exemplo, como proxy reverso. Observe que o Node.js frequentemente não é categorizado como um servidor web.

7 servidores web disponíveis

  • nginx: Servidor web muito poderoso e eficiente que alimenta a maioria dos principais sites;
  • Apache: Assim como o nginx, o Apache é um servidor web extremamente popular;
  • Caddy: Servidor web poderoso e pronto para uso empresarial escrito em Go;
  • lighttpd: Servidor web rápido, compatível e muito flexível com baixo consumo de memória;
  • Hiawatha: Servidor web com foco em segurança;
  • Angie: Servidor web escalável que foi bifurcado do nginx;
  • Node.js: Ambiente JavaScript do lado do servidor para aplicativos de rede, como servidores web.
Via: LinuxLinux
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile