in

Conheça 8 sites para aprender gratuitamente a codificar

Você pode aprender a codificar de graça com vários cursos.

Conheça 8 sites para aprender gratuitamente a codificar

Faça código, não espalhe ódio. Que tal aprender a codificar pela internet?  E o melhor: de graça?  Então, para isso, conheça 8 sites em que é possível aprender a codificar gratuitamente já neste em 2020. Não precisa nem repetir o mantra que nesta era da globalização e avanços tecnológicos, uma das mais importantes habilidades é a programação. Portanto, esta é a razão pela qual todos devem aprender a código. Você pode não apenas conseguir um emprego mais atualizado com a ajuda de habilidades de programação, como também incrementar sua carreira com o conhecimento técnico da codificação. No entanto, vários iniciantes lutam para encontrar o lugar certo, para começar.

Portanto, veja esta lista com algumas sugestões dos melhores sites de codificação, onde você pode aprender a codificar gratuitamente. Esses sites de programação gratuitos não são classificados em nenhuma ordem específica. Os alunos são aconselhados a experimentar esses sites e escolher de acordo com as necessidades e afinidades.

8 melhores sites de codificação para aprender a codificar gratuitamente em 2020

1. Code Academy

Conheça 8 sites para aprender gratuitamente a codificar

Codeacademy é um dos melhores sites para aprender a codificar gratuitamente. Milhões de usuários aprenderam programação através deste site educacional. A melhor parte é que os iniciantes que não têm ideia de por onde começar também podem receber orientações do site. Ao se inscrever, o Codeacademy oferece duas opções: recomendação personalizada e escolha do seu próprio curso. A recomendação personalizada sugere cursos com base no seu conhecimento pré-existente. Como alternativa, você pode explorar os tópicos de codificação sozinho, se quiser aprender um tópico específico.

Para quem tem dúvidas sobre a codificação como carreira, também pode verificar no site se a codificação é a carreira certa para você. Caso você queira apenas aprender alguns tópicos relacionados à programação, o Codeacademy também o ajudará. Desde HTML e CSS, JavaScript e SQL até Bash/Shell, Python, Ruby e C ++, esta escola de código on-line ensinará todos os conceitos fundamentais que você precisa aprender.

Por que aprender com a Codeacademy?

  • Ensina várias linguagens;
  • Excelente para iniciantes
  • Lições de codificação personalizadas disponíveis

2. Coursera

coursera

O Coursera é outra plataforma que oferece aulas de codificação gratuitas para iniciantes que desejam aprender programação. Este site de codificação oferece mais de 1.000 cursos de codificação de 119 instituições. Muitos deles são pagos. Contudo, também existem cursos gratuitos. Você pode obter certificados para cursos, o que pode ser uma boa adição ao seu currículo, se você estiver procurando um emprego como codificador.

A melhor parte é que essa academia de codificação oferece ajuda financeira para os cursos. Isso significa que, se você não puder pagar por um curso, poderá solicitar um programa de isenção de taxa. Depois de se inscrever na plataforma, o Coursera também oferece recomendações com base em sua ocupação e nível de conhecimento. De certa forma, sua IA pode guiá-lo através do processo de aprendizagem. Você também pode baixar o aplicativo Coursera para continuar suas aulas de qualquer lugar, a qualquer hora.

Por que aprender com o Coursera?

  • Cursos e certificação de universidades de renome
  • Cursos disponíveis em vários idiomas
  • Aplicativo disponível para iOS e Android
  • Ajuda financeira para cursos

3. edX

edX

O edX é outra plataforma de aprendizado on-line criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT em 2012. Oferece cursos gratuitos para alunos de todo o mundo. Um dos mais interessantes talvez seja o popular curso introdutório do CS50 à ciência da computação para todos os aspirantes a codificadores.

Da mesma forma, existem vários outros cursos grátis neste site que fornecerão uma compreensão ampla e robusta da ciência da computação e da programação. Seja HTML, CSS, Java, jQuery, C ++, Python ou qualquer outra linguagem de programação, você encontrará um bom material neste site que o ensinará a escrever código.

Por que aprender com o edX?

  • Cursos e certificações de universidades e empresas;
  • Guia passo a passo para conceitos de programação.

4. Udemy

udemy

Provavelmente, muitos já ouviram falar do Udemy, pois é uma das mais populares plataformas de aprendizado on-line que ajudam a aprender novas habilidades. Quando se trata de programação, é um dos melhores sites de codificação gratuitos, onde você pode aprender a codificar sem pagar um único centavo. Fundada em 2010, esta academia de codificação oferece vários cursos de programação pagos e gratuitos, ministrados por meio de vídeo aulas.

Além das linguagens de programação, você encontrará todos os tipos de cursos relacionados ao desenvolvimento web, design de UX, desenvolvimento de UI, desenvolvimento para Android e iOS. Os cursos são classificados em um sistema de 5 estrelas e você pode consultar as avaliações para ver o que os outros alunos têm a dizer sobre o curso e decidir se deve fazê-lo ou não.

Por que usar o Udemy?

  • Cursos gratuitos em todas as linguagens de programação;
  • Aplicativo disponível na Play Store e App Store.

6. FreeCodeCamp

freecodecamp

Este site de tutoriais de programação on-line ajudará você a aprender a codificar não apenas estudando conceitos teóricos, mas concluindo exercícios e desafios práticos. Existem cursos em HTML5, CSS3, JavaScript e outros conceitos relacionados ao PHP e MySQL. Ao final do curso para iniciantes no FreeCodeCamp, você obterá conhecimento suficiente para criar e hospedar um site.

Este site de codificação mantém uma contagem do número de horas e dias que você codificou na plataforma e mostra sua sequência de codificação mensal e anualmente. Isso não apenas lhe dá uma sensação de conquista, mas também o encoraja a codificar de forma regular.

Além disso, o FreeCodeCamp possui uma comunidade de discussão grande e ativa. Portanto, se você tiver algum problema, outros desenvolvedores estão prontos para ajudá-lo. A melhor parte é que, enquanto aprende, você pode montar e criar seu portfólio de aplicativos reais que serão usados por pessoas reais. E esses cursos serão ministrados por meio de tarefas e tutoriais interativos e totalmente focados na questão.

Por que usar o FreeCodeCamp?

  • Disponível nas plataformas desktop e móvel;
  • Oportunidade de aprender criando aplicativos reais;
  • Comunidade grande e ativa.

7. Khan Academy

Khan academy_Melhores sites de codificação gratuitos

A Khan Academy, criada em 2006, é uma das instituições gratuitas de aprendizado on-line. O site de codificação gratuito oferece tutoriais em vídeo passo a passo sobre conceitos de programação de computadores. Aqui, você pode aprender a criar desenhos, animações e jogos através da programação JavaScript e aprender a criar páginas da Web usando HTML e CSS.

Para fortalecer ainda mais seus conceitos de programação, você também pode consultar a seção Ciência da Computação, em que encontrará uma introdução aos algoritmos e outros conceitos, como algoritmos de classificação e pesquisa e algoritmos recursivos, explicados de uma maneira fácil de entender. Além desses, a “ Hour of Code ” da Khan Academy criou cursos introdutórios especialmente dedicados com tutoriais de uma hora para ciência da computação e programação de computadores.

Por que usar a Khan Academy?

  • Cursos para todas as etapas, do iniciante ao avançado;
  • Aprendizagem baseada em tarefas;
  • Interface limpa.

8. Curso do MIT (MIT Open CourseWare)

MIT opencourseware_Melhores sites de codificação gratuitos

Se você já possui algum conhecimento básico de programação e deseja tentar algo mais avançado para explorar os conceitos por trás dos aplicativos de codificação – o MIT Open Courseware é um dos melhores lugares para aprender a codificar on-line. O MIT mantém uma biblioteca on-line de todas as disciplinas ensinadas na instituição. Ser admitido no MIT é algo raro e, portanto, a maioria fica de fora mesmo. No entanto, você pode se beneficiar desses cursos on-line.

O site de codificação gratuito do MIT inclui aulas como Introdução à Ciência da Computação e cursos específicos de linguagens como Java, MatLab, Python, C e C ++. Os alunos interessados podem navegar pelos cursos disponíveis e filtrar os resultados com base nos recursos do curso, como avaliações, notas de aula, vídeos, áudio ou livros on-line também.

Por que usar o MIT Open Courseware?

  • Palestras on-line de professores do MIT;
  • Formato fácil de aprender
  • Material de aprendizagem exclusivo

Fonte: Foss Bytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Samsung lançará seu smartphone robusto XCover Pro em todo o mundo

Samsung lançará seu smartphone robusto XCover Pro em todo o mundo

China envergonha publicamente os usuários de pijamas usando reconhecimento facial

Samsung diz que telefones Galaxy não vazam informações pessoais para a China