Conheça a diferença entre AMOLED, OLED e P OLED!

Você utiliza telas mas não sabe quase nada sobre elas? Neste artigo, conheça um pouco mais sobre as diferenças entre telas AMOLED, OLED e P OLED.

Os dispositivos eletrônicos evoluíram bastante nos últimos anos. Inclusive, as telas ganharam aumento na resolução e adição de muita tecnologia. Mas, apesar de termos tecnologias parecidas inseridas nessas telas, há algumas diferenças. Neste artigo você conhece as diferenças entre as telas AMOLED, OLED e P LED.

Diferenças entre AMOLED, OLED e P LED

O que é OLED?

OLED (ou diodo orgânico emissor de luz) é uma tecnologia de exibição que executa uma corrente através de diodos orgânicos em um substrato de vidro para criar uma imagem.

Os pixels emissores de luz de uma tela OLED emitem luz azul e amarela. A luz amarela e azul se combinam para formar luz branca, que então passa pelos subpixels vermelho, verde e azul para produzir um único pixel. Como cada pixel lida com sua própria luz e cor, os displays OLED não precisam de uma luz de fundo separada.

As telas OLED oferecem pretos profundos e uniformes. Este é um resultado direto de como a tecnologia funciona. Quando a cor não é exibida, a luz não é emitida por essa parte da tela. Isso dá aos fabricantes a capacidade de implementar coisas como uma tela sempre ativa sem queimar a vida útil da bateria muito rapidamente.

Outra vantagem importante da tecnologia OLED são as altas taxas de contraste. Além disso, os monitores OLED são capazes de exibir mais cores com maior precisão de cores do que seus pares LCD. Isso é ótimo para fotógrafos e cinegrafistas que usam seus telefones para visualizar, editar e criar conteúdo.

A omissão de uma luz de fundo separada e o uso de menos componentes significa que os displays OLED podem ser mais finos que os LCDs, tornando-os mais versáteis em suas aplicações.

Os displays OLED também podem ser transparentes , dependendo dos materiais utilizados. As telas transparentes são úteis para leitores de impressão digital na tela e câmeras sob a tela, que permitem que os fabricantes projetem smartphones com menos molduras, entalhes e recortes de tela.

No entanto, como acontece com qualquer nova tecnologia, a tecnologia OLED não está isenta de falhas. As telas OLED são propensas à degradação devido à idade e à exposição aos raios UV.

Todavia, a tecnologia tem muito mais coisas positivas.

O que é P OLED?

O P OLED (díodo emissor de luz orgânico de polímero) é uma torção na tecnologia OLED em que o substrato de vidro é substituído por um polímero flexível. Os monitores P OLED compartilham a maioria dos benefícios dos monitores OLED comuns, mas oferecem vantagens em termos de durabilidade e versatilidade.

Os displays P OLED substituem os substratos de vidro por plásticos, o que os torna mais resistentes a choques. Outra vantagem exclusiva está na implementação. Os designers podem reduzir o tamanho do painel dobrando os componentes eletrônicos sob uma borda da tela, em vez de colocá-los no mesmo plano. As telas P OLED também são significativamente mais finas do que as telas OLED com substratos de vidro.

O que é AMOLED?

Se você está comprando um telefone com tela OLED, está comprando um telefone com tela AMOLED. Para obter a resolução e o tamanho de um telefone, um display OLED precisa ser AMOLED. AMOLED é um acrônimo para “Active Matrix OLED”, e os displays OLED modernos encontrados em eletrônicos de consumo usam uma matriz ativa em oposição às matrizes passivas encontradas em displays OLED mais antigos.

As telas OLED mais antigas (também conhecidas como telas OLED de matriz passiva ou telas PMOLED ) usam uma matriz passiva para direcionar fileiras de pixels sequencialmente.

As matrizes de transistores de filme fino de matriz ativa usadas em telas AMOLED modernas são mais eficientes em termos de energia do que os painéis OLED passivos porque não exigem que a tensão aumente à medida que a resolução aumenta.

As telas AMOLED da Samsung também utilizam substratos de plástico, pelo que beneficiam das mesmas vantagens mencionadas acima quando se fala em P OLED: maior durabilidade e versatilidade. A Samsung também inclui a camada de toque na tela em vez de uma camada separada acima da tela.

Resolução e densidade de pixels

Resolução é o número de pixels que uma tela possui. A maioria das telas de smartphones tem uma resolução entre 720p (1280×720) no low-end e 4k (3480×2160) em alguns modelos da Sony. Enquanto 4k é excessivo e raro para qualquer coisa abaixo de 15 polegadas, 720p, 1080p e 1440p são todas resoluções comuns de smartphones.

A resolução ideal da tela do smartphone depende do tamanho da tela. Uma métrica chamada pixels por polegada (PPI) descreve o número de pixels em uma polegada vertical ou horizontal da tela. Para uma tela de 6 polegadas, você deve apontar para pelo menos 1080p ou acima de 350 PPI. Isso garantirá que o texto seja nítido.

Essas especificações, associadas a brilho, taxa de atualização e outros fatores, trazem aos smartphones a imagem perfeita.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile