Conheça a distribuição Linux Zephix

O sistema tem como base o Debian 11. Confira as principais características.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Conheça a distribuição Linux Zephix, um sistema operacional Linux baseado no ramo estável do Debian. Funciona totalmente a partir de mídia removível sem tocar em nenhum arquivo armazenado no disco do sistema do usuário. Portanto, está pronto para rodar diretamente de um CD ou pendrive, sendo muito leve e prático.

Além disso, ao executar a partir de USB, pode-se fazer alterações adicionais (alterações de configuração, adicionar novo software, etc.) e, em seguida, salvar todas as alterações de volta no dispositivo USB como um módulo. Essas alterações ficarão disponíveis na próxima inicialização. Isso significa que você não perderá suas personalizações (se desejar) e é isso que torna o Zephix um sistema operacional único, especial e altamente portátil! 

A partir da versão 4, também é possível inicializar o Zephix em um modo persistente. Isso significa que todas as suas alterações serão salvas automaticamente no dispositivo executando o Zephix sem a necessidade de criar um módulo para manter as personalizações nas reinicializações. Dito isto, a abordagem modular ainda é altamente sugerida, mas a persistência torna a vida mais fácil, especialmente para os usuários que estão sempre em movimento.

A versão mais recente do projeto, Zephix 6, usa a mesma base e a maioria das mesmas versões de pacotes do Zephix 5, mas introduz várias melhorias no processo de inicialização. 

Conheça a distribuição Linux Zephix

Conheça a distribuição Linux Zephix

Entre as principais características, foi corrigido o problema UEFI de não inicializar em sistemas específicos e no VirtualBox mais recente. Além disso, possui uma base atualizada para Debian 11.6 adicionando correções para problemas de segurança, juntamente com alguns ajustes para problemas graves. 

Mecanismo de opção de inicialização ‘toram’ otimizado. Assim, para inicializar o Zephix totalmente na memória, ele agora requer 1,5 GB de RAM (núcleo, firmware e módulos de desktop) ou 512 MB de RAM (somente módulo do núcleo). 

Outras características

Conheça a distribuição Linux Zephix
Conheça a distribuição Linux Zephix.
  • Scripts de criação e manipulação de módulos atualizados tornando muito mais fácil criar novos módulos sem ter que reiniciar o ISO depois de criar um único módulo e também reduzir o tamanho de cada módulo de acordo (consulte a seção Personalizar para obter mais detalhes). 
  • Módulos de desktop e firmware atualizados. 
  • Código de sequência de inicialização otimizado para um processo de inicialização mais limpo e suave.
  • Informações adicionais estão disponíveis na distribuição’
Conheça a distribuição Linux Zephix
Conheça a distribuição Linux Zephix

O usuário padrão é tux e a senha também é tux. Para se tornar root, basta digitar su -, pressionar Enter e digitar a senha toor. Os requisitos mínimos do sistema para executar o Zephix são: um processador Pentium de 1 GHz e 1,5 GB de RAM. Mesmo assim, especificações mais robustas melhoram a experiência de sistema ao vivo mais rápida e suave com o Zephix.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.