in

Conheça a Invidious, plataforma gratuita que nos permite continuar acessando o YouTube sem que o Google nos rastreie

Veja também uma extensão para o Firefox com este recurso.

Conheça a Invidious, plataforma gratuita que nos permite continuar acessando o YouTube sem que o Google nos rastreie

Privacidade sempre foi uma das grandes preocupações de qualquer pessoa ao acessar a internet. São muitas as denúncias de rastreio de informações pessoais com o intuito de fazer propaganda direcionada. As plataformas do Google são sempre alvo de desconfiança, embora nada esteja fora da lei ou tenha sido efetivamente comprovado. Assim ocorre com o Youtube, quando queremos ver algum vídeo de nosso interesse e que só é encontrado por lá.

Com certeza, esta não é uma preocupação que atinja usuários comuns. Porém, há pessoas que se incomodam com esta possibilidade de rastreio de nossas visitas, assinaturas e ‘curtidas’. Mais tarde essa informação fará parte do já vasto cadastro informal do Google sobre nossos hábitos de navegação. Então, se você gostaria de uma ferramenta que funcione como um intermediário, permitindo que seus dados fossem tornados anônimos, conheça a Invidious, plataforma gratuita que nos permite continuar acessando o YouTube sem que o Google nos rastreie.

Conheça a Invidious, plataforma gratuita que nos permite continuar acessando o YouTube sem que o Google nos rastreie

Invidious é, acima de tudo, uma alternativa ‘front-end’ para acessar o YouTube, a fim de ganhar privacidade (além de algumas funções extras); e, claro, eliminando a publicidade. Ele integra vários aplicativos como FreeTube, CloudTube, HoloPlay, MusicPiped … tudo para dispensar todas as APIs oficiais do YouTube.

O Invidious também é um aplicativo da web de código aberto (acesse seu repositório no GitHub aqui) que, como se fosse um WordPress, é projetado para que possamos instalá-lo em nosso host favorito.

Você pode estar pensando “Mas então … eu tenho que encontrar um VPS e instalar o Invidious lá para usá-lo?”. Não, não se preocupe: o Invidious segue um modelo baseado em instância semelhante ao do Mastodon. Assim, já existem vários em operação acessíveis (aqui está uma lista dos que você pode usar).

O Invidious também é uma boa opção para quem trabalha ou vive em locais onde o YouTube está bloqueado.

É bom ou ruim?

Essa descentralização tem seu lado positivo e seu lado negativo: como cada instância depende de sua configuração, nem todas terão todas as opções que analisaremos a seguir ativadas. Um dos mais completos e com melhor desempenho é o Yewtu.be.

Ao contrário de alternativas como Hooktube (outro front-end alternativo), cada instância Invidious que visitarmos oferecerá uma página inicial com alguns dos vídeos mais populares. populares do momento no YouTube, bem como a opção de utilizar um motor de busca para localizar o vídeo que nos interessa.

Embora não seja necessário ver ou baixar os vídeos, as instâncias Invidious também nos permitem criar contas de usuário. Seu fim? Ser capaz de se inscrever em canais do YouTube sem que o Google saiba de nossa inscrição. Além disso, nossas assinaturas podem ser importadas e exportadas.

Conheça a Invidious, plataforma gratuita que nos permite continuar acessando o YouTube sem que o Google nos rastreieA maioria das opções de reprodução do YouTube ainda está disponível no Invidious.

Porém, há duas coisas muito interessantes que podemos fazer sem a necessidade de contas de usuário:

  • Incorporação de vídeos: De que adianta negar o YouTube se posteriormente em nosso blog, por exemplo, somos obrigados a inserir vídeos dessa plataforma? Bem, é isso: também podemos inserir vídeos diretamente de instâncias Invidious.
  • Baixar vídeos: Invidious facilita o download de vídeos em vários formatos e em várias resoluções diferentes. E se quisermos baixar apenas a faixa de áudio ou as legendas, também podemos.
YewtubeIncorporar e baixar vídeos: duas das opções disponíveis em Yewtu.be.
  • Ouça música no seu celular … com a tela bloqueada : Invidious não tem um aplicativo para Android ou iOS, mas sua versão web móvel está sempre pronta para isso.

Invidition, a extensão para Firefox

Se você está pensando que seria ótimo fazer todos os links do YouTube que você acessa no seu dia a dia redirecionarem para a sua instância favorita do Invidious, uma boa notícia: está feito.

Invidition é uma extensão de navegador que permite exatamente isso. Depois de instalado, informamos qual instância queremos usar como intermediária.

Além disso, gratuitamente, ele também redirecionará o Twitter para seu próprio front-end alternativo: o Nitter. A desvantagem é que essa extensão está disponível apenas para o Mozilla Firefox por enquanto.

Genbeta

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Black Friday: um mar de ofertas, um oceano de riscos cibernéticos

Anunciada série 5G do Redmi Note 9 da Xiaomi