in

Conheça a Sonic Pi: linguagem de programação para ‘criar música’

Veja como aliar o útil ao agradável.

Conheça a Sonic Pi: linguagem de programação para 'criar música'

Se você é um programador que quer ser músico ou pelo menos curte uma boa música ou fazer composições? E que tal se apresentar ao vivo em um palco? Faltam instrumentos ou equipes para detonar na apresentação? Seus problemas acabaram. Conheça o Sonic Pi, uma linguagem de programação criada especificamente para o mundo da música. É um verdadeiro arsenal musical em suas mãos. Com ele, sua apresentação mais simples pode se transformar em boates de dance music usando um código de computador simples. Ou, se preferir, aquele rock pesado, um forró. tecnobrega, sertanejo, pop, MPB…

Sonic Pi: Code live para fazer música

Conheça a Sonic Pi: linguagem de programação para 'criar música'

Às vezes, a programação se transforma em um processo rigoroso e monótono para os alunos que precisam de emoção e diversão em todas as etapas para acompanhar o ritmo. E a forma mais escolhida por um programador é ouvir música para melhorar seu humor.

O melhor de tudo é que você pode correlacionar a tarefa de codificação ao som musical para ter mais alegria a cada linha de código.

Se você é um programador, agora pode aprender looping, conditional, function, thread, estrutura de dados e algoritmo, não apenas digitando a saída de texto, mas criando o tipo de música que você mais gosta.

Ou, se você é músico, pode criar qualquer estilo de música e aprender a programar paralelamente. Pode parecer irreal, mas é possível.

Sam Aaron é o culpado, expandindo a programação além do código.

Conheça a Sonic Pi: linguagem de programação para ‘criar música’

O Sonic Pi é uma sofisticada ferramenta de software desenvolvida por Sam Aaron para criar som ou música escrevendo código de computador em tempo real. Você pode usá-lo para aprender a codificar, explorar novas notações para música e improvisar música eletrônica ou até mesmo colaborar em ideias musicais via texto.

sam aaron performance ao vivo na thinkingdigital conference
Sam Aaron performance ao vivo na ThinkDigital Conference

Enquanto trabalhava como pesquisador na Universidade de Cambridge, ele iniciou um projeto de código aberto para a construção de uma plataforma de ensino para as crianças de uma maneira nova e empolgante. Posteriormente, ele desenvolveu um instrumento, Sonic Pi, para envolver uma nova geração.

Sonic Pi é a cereja do bolo para o programador que quer ser um artista dos palcos da vida. Não importa se você tem equipamento ou companheiros de banda; você só precisa de um laptop e da ferramenta de software instalada – Sonic Pi – para encher o ambiente entediante com ritmos de dança.

Quer ver (e ouvir)? Escuta só:

O Sonic Pi é uma linguagem de codificação para criar músicas para vários estilos, de Classical e Jazz a Grime e EDM. A melhor coisa é que você pode escrever e modificar o código em tempo real para alterar o tom da música com batidas altas ou baixas e melodias diferentes.

Nota: A codificação ao vivo é uma nova forma de método de programação, na qual o código é escrito ao vivo no palco, em frente ao público, que produz elementos visuais ou arte musical.

Como o código do Sonic Pi toca música?

O Sonic Pi segue uma estrutura sintática simples baseada em texto e em bloco, construída sobre a linguagem de programação Ruby.

Dois comandos extremamente importantes  play e sleep é o ponto de partida para tocar notas diferentes e escolher quanto tempo esperar antes de tocar a próxima nota.

play 72
sleep 1
play 75
sleep 1
play 79

Ao sequenciar algumas linhas de código, você cria uma melodia simples com um toque ocidental. Juntamente com as ideias próprias, suas notas e músicas, você pode usar um comando de sample que amplia a capacidade de reproduzir qualquer som pré-gravado.

O Sonic Pi inclui toneladas de gravações internas para usar, como bateria, guitarra e ruídos atmosféricos como amostra.

Além disso, se você deseja repetir ou tocar notas aleatórias, também existem outros comandos como do, end e loop que permitem iterar ou selecionar de acordo.

Por último, mas não menos importante, o aspecto mais interessante que o Sonic Pi oferece é a codificação ao vivo. Você pode usar o comando live_loop para ajustar e modificar o programa à medida que ele é executado continuamente.

live_loop :beats do
 sample :bd_haus
 sleep 0.5
end

Um loop ao vivo é um tipo de loop que pode ser alterado enquanto está em execução. Ele fornece a simultaneidade para tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, assim como os membros da banda – um tocando bateria, o outro baixo e outro no violão. Esses comandos são processados através de um back-end de sintetizador chamado SuperCollider.

Futuro da música

Com o avanço da tecnologia, a indústria da música também está crescendo, à medida que os artistas agora usam várias ferramentas ou software para produção musical.

Portanto, o Sonic Pi aparece como importante ferramenta de software, permitindo que eles adicionem suas ideias de música com poucas linhas de código. Também amplia o limite de programação, que é restrito ao software para remixar os sons pré-gravados.

Em todo o mundo, programadores ou músicos já usam ideias inovadoras para o desenvolvimento da música. Por exemplo, o Japão está fazendo música em espaços de realidade virtual com o Sonic Pi. 

O evento de Algorave foi organizado por uma mulher indiana para workshops de codificação ao vivo com pequenos grupos de programadores/codificadores para reviver a apresentação de música ao vivo.

Algorave India Workshop
Algorave India Workshop

Sam Aaron está atualmente se preparando para o lançamento da v3.2 no final de fevereiro para aprimorar o conjunto do Sonic Pi. Assim, poderá ser usado por músicos locais para produzir músicas folclóricas facilmente.

O Sonic Pi está disponível para a plataforma Raspberry Pi, Windows e macOS. É isto mesmo: por enquanto, nada de Linux. Você pode baixar o software diretamente do site oficial aqui e também seguir o tutorial escrito na página.

Fonte: Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

ONU confirma que sofreu uma séria invasão hacker

ONU confirma que sofreu uma séria invasão hacker

Free Software Foundation endossa o primeiro produto de 2020: uma placa WiFi 802.11n

Free Software Foundation endossa o primeiro produto de 2020: uma placa WiFi 802.11n