in

GNOME 3.28 Lançado: conheça alguns novos recursos

Se você tiver curiosidade sobre o tipo de novos recursos GNOME 3.28 disponíveis, então leia.

novos recursos do GNOME 3.28

O GNOME 3.28 acaba de ser lançado, ainda sem grandes mudanças em relação à versão anterior, a 3.26, de setembro de 2017. Mesmo assim, seis meses depois, há melhorias importantes e que merecem destaque. Conheça alguns dos novos recursos do GNOME 3.28.

Novos recursos do GNOME 3.28

Encontrando Coisas Mais Rápidas: Nautilus Adiciona Favoritar Arquivo

novos recursos do GNOME 3.28

Manter registro de arquivos e pastas importantes ficou mais fácil no Nautilus 3.28.

O gerenciador de arquivos, que também é conhecido como ‘Arquivos’, adicionou a capacidade de armazenar arquivos e pastas em seu sistema.

Usando a nova área na barra lateral chamada ‘Starred‘, você pode acessar rapidamente todos os seus arquivos e pastas marcados com uma estrela a qualquer momento.

É fácil favoritar um arquivo ou pasta nos arquivos 3.28:
  • Clique com o botão direito no arquivo/pasta para colocar a estrela, quando o ícone for exibido;
  • Clique no ícone ‘estrela’ quando estiver na lista.

O Nautilus 3.28 também vem com várias melhorias no código fonte, bem como várias correções de bugs. Agora, finalmente, ele permite fechar as abas com um clique.

GNOME removeu ícones da área de trabalho

novos recursos do GNOME 3.28

Como você deve saber, o GNOME 3.28 removeu o suporte de desktop do Nautilus, o que significa que você não pode mais colocar ícones na área de trabalho.

Os desenvolvedores do GNOME dizem que o código para esse recurso atrasou o desenvolvimento de novos recursos e melhorias de desempenho. Ele está habilitado por padrão apenas em projetos como Ubuntu e Fedora.

Mas não é preciso entrar em pânico. Os desenvolvedores do GNOME dizem que a funcionalidade do “desktop” pode reaparecer no futuro com uma extensão do GNOME Shell. Eles alegam que como o Nautilus atualmente não possui muitas APIs, essa extensão ainda não está pronta.

O Ubuntu 18.04 usa uma versão mais antiga do Nautilus, a 3.26, por padrão. O objetivo é oferecer a experiência de desktop que todos conhecem.

Um novo teclado na tela

novos recursos do GNOME 3.28

Se você possui um dispositivo móvel ou de tela sensível ao toque, você vai apreciar o novo teclado na tela no GNOME 3.28.

O novo On Screen Keyboard (OSK) foi desenvolvido para ser mais fácil de usar. Ele aparece automaticamente na tela quando você toca ou clica dentro de uma área de texto. Com cuidado, o OSK se posiciona para que a área de texto seja visível enquanto você digita, algo que o antigo OSK não fez.

Consequentemente, uma variedade de layouts de teclado são suportados pelo novo OSK.

Fotos ainda melhores novos recursos do GNOME 3.28

O GNOME Photos 3.28 pode importar fotos de cartões SD e unidades USB. Quando você conecta um dispositivo com arquivos compatíveis, você será perguntado se quer importar as fotos: novos recursos do GNOME 3.28

Você pode ver as imagens e selecionar as que deseja importar. As fotos também verificarão o dispositivo conectado para informar quando há novas imagens que você deseja importar. Esse recurso realmente ajuda a acelerar o processo de adicionar fotos à sua coleção.

Outras melhorias no aplicativo de Fotos do GNOME incluem:
  • Edição de sombras e destaques;
  • Capacidade de mudar a posição das fotos;
  • Suporte para zoom;
  • Opção para definir a foto editada como um papel de parede;
  • Suporte completo para rotação EXIF.

Os desenvolvedores do GNOME também planejam adicionar um visualizador de fotos ao aplicativo no futuro. Assim, acabará a necessidade de uma aplicação separada como Eye of GNOME e adicionar a opção para fazer upload de fotos para o Facebook.

O GNOME Photos está se tornando rapidamente um dos principais aplicativos de destaque na programação do GNOME.

Medir a alternância de largura de banda

novos recursos do GNOME 3.28

O GNOME 3.28 possui uma nova opção para restringir os dados de conexões, como dados móveis e banda larga. Essa função será útil para que precisa se conectar a um Wifi público de baixa qualidade, por exemplo.

Para configurar o limite de conexão no GNOME 3.28 (e Ubuntu 18.04 LTS), você só precisa:
  • Abra Configurações> Rede;
  • Selecione a conexão que deseja editar;
  • Clique no ícone para editar os detalhes da conexão;
  • Marque a opção de limite da conexão.

Quando você marca usa esta opção, o GNOME irá parar o uso da rede, quando possível. Agora, neste lançamento, ele simplesmente pára a atualização automática.

Entretanto, a função não consegue controlar tudo e é preciso estar atento para não deixar rodar alguns aplicativos como o YouTube no auto-play.

Infelizmente, não há nenhuma confirmação se o processo também pausa atualizações silenciosas via  “Snap” do Ubuntu, em segundo plano.

Suporte aprimorado para dispositivos USB, Bluetooth e Thunderbolt

novos recursos do GNOME 3.28

O GNOME 3.28 ganhou suporte para dispositivos Thunderbolt 3. O Thunderbolt no GNOME inclui verificações de segurança nos dispositivos conectados, evitando o roubo de dados, mostrando notificações na conexão e status, e a adição de um pequeno ícone na barra superior quando um dispositivo é conectado.

Não são apenas os dispositivos Thunderbolt e USB Type-C que se beneficiam.

O GNOME 3.28 permite que você veja o nível de energia dos dispositivos Bluetooth Low Energy (LE) conectados no painel de configurações ‘Power’. Além disso, quando uma bateria do dispositivo conectada estiver criticamente baixa, o GNOME 3.28 mostrará uma notificação.

Uma mudança polêmica nesta atualização do GNOME é o uso de dois dedos para usar o touchpad. Você precisa manter um dedo no touchpad e tocar com outro.

Se você preferir o comportamento antigo, você pode voltar para ele usando a versão mais recente do GNOME Tweaks.

Os Gamers encontrarão suporte aprimorado para os controladores PlayStation 3 e 4 (incluindo o estado de energia do bluetooth LE acima mencionado), bem como joy pads USB PS3.

Melhorias no Flatpak

novos recursos do GNOME 3.28

O Flatpak está se tornando rapidamente o novo padrão para a distribuição de aplicativos do Linux e, no GNOME 3.28, o formato de empacotamento teve um grande impulso.

O Flatpak agora possui o gerenciamento de tema do GTK+, suporte de configuração de idioma e uma CLI melhorada. Também fique de olho no Flathub, a loja de aplicativos Flatpak. Virão mudanças importantes em breve, principalmente no visual.

Novo App Preview: uso do sistema

novos recursos do GNOME 3.28

O aplicativo para ver o uso do sistema foi remodelado, embora ainda não esteja completo. Agora, ele está mais clean e refinado, como se pode observar na imagem acima.

Outras alterações e melhorias do GNOME 3.28

novos recursos do GNOME 3.28

Além dos recursos citados, podemos destacar o refinamento do Terminal Gnome que poderá ser configurado ao gosto de cada ums. O aplicativo também adicionou suporte para efeitos de sublinhado de texto, texto intermitente e apresenta opções para alterar o espaçamento entre linhas e letras.

Uma nova opção de privacidade está incluída no utilitário Configurações para desativar a verificação de status de rede do Ubuntu e Fedora.

A configuração também lembra o painel que você abriu pela última vez.

novos recursos do GNOME 3.28

Você encontrará um novo selecionador de avatar (e uma seleção de novas imagens de avatar) em Configurações> Contas de usuário.

O item ‘Fontes de software (Software Sources)‘ – útil para gerenciar PPAs – foi renomeado. Agora ele se chama ‘Repositórios de software (Software Repositories)‘ no GNOME 3.28. A ferramenta também adota alguns recursos de gerenciamento aprimorados.

Outras mudanças diversas incluem:
  • Calendário pode mostrar a previsão do tempo para compromissos com localização;
  • Opção de fuso horário UTC em Relógios;
  • Novas opções de classificação em Contatos;
  • Nova versão da fonte Cantarell;
  • Jogos tem uma nova opção de filtro de vídeo CRT;
  • Boxes adiciona downloads automáticos de SO, com fácil transferência de arquivos;
  • O software permite que você escolha os aplicativos por avaliação ou pelo nome;
  • Integração de Wikipedia no Maps;
  • dconf-editor possui um novo layout para listas e resultados de pesquisa.

GNOME 3.28: Quando você pode obtê-lo?

Então, isso é o que há de novo no GNOME 3.28. Mas como você pode experimentá-lo na sua distro?

O primeiro lançamento estável do GNOME 3.28 foi lançado nesta quarta-feira (14 de março de 2018). A atualização não é automática. Será necessário verificar sua distro para descobrir quando ou se eles disponibilizarão a atualização.

Se você estiver usando Arch, Manjaro ou Solus, a atualização para o GNOME 3.28 será em breve, talvez nas próximas semanas.

Se você estiver executando o Ubuntu, o Linux Mint, ou similares, ainda não há uma data definida. A boa notícia é que o Ubuntu 18.04 LTS usa GNOME 3.28 por padrão (embora com Nautilus 3.26 em vez de 3.28). O Ubuntu 18.04 LTS deve ser lançado no final de abril, mas as compilações diárias já estão disponíveis.

Você também pode baixar e rodar novas versões do Fedora e do OpenSUSE no modo live para experimentar as mudanças de primeira mão.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Canonical lança Ubuntu 18.04.1 LTS

Novas instalações do Ubuntu serão mais rápidas

O Firefox está agora disponível como pacote Snap