in

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

O TeamViewer é um aplicativo que permite conectar-se remotamente a várias estações de trabalho. Existem muitos aplicativos que permitem o controle remoto de sistemas diferentes, porém o TeamViewer está configurado para ser extremamente acessível e poderoso. É possível acessar seu computador remotamente ou simplesmente fazer isso para ajudar um amigo ou parente. Portanto, é uma aplicação que vale a pena instalar no seu sistema, no entanto existe um problema. O TeamViewer não é software livre. Assim, conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto.

Neste artigo, veja algumas alternativas de código aberto que podem ajudá-lo a fazer o que o TeamViewer faz.

TightVNC

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

O TightVNC  é um programa de controle de desktop remoto gratuito, multi-plataforma e de código aberto. É adequado para fins administrativos, educacionais e de suporte técnico.

O TightVNC é razoavelmente simples e roda em segundo plano sem problemas para o usuário. Ele é facilmente minimizado na barra de tarefas e pode ser colocado nela quando chegar a hora de precisar de suporte remoto. Além de ser muito leve em termos de recursos, não desacelera nenhum processo central do sistema operacional. O melhor de tudo, é gratuito para uso pessoal e comercial.

Seus recursos também incluem um cliente Java, compatibilidade com o software padrão VNC, conformidade com as especificações do protocolo RFB, segurança confiável etc.

DWService

O DWService  é um programa de acesso remoto com código aberto, leve, gratuito e compatível com várias plataformas. A ênfase na facilidade de uso, segurança e desempenho.

Ele pode ser instalado em todas as plataformas de desktop populares ou ser executado completamente em seu navegador da web. Então, tudo o que você precisa fazer é efetuar login.

Os recursos incluem:

  • suporte para sessões de terminal;
  • um editor de texto integrado;
  • gerenciamento de recursos;
  • manutenção de registros;
  • e compartilhamento de arquivos.

Você pode iniciar o navegador da Web a partir de qualquer dispositivo que se conecte ao site do DWService e obtenha imediatamente o controle do computador.

Remmina

Remmina  é um aplicativo POSIX (Portable Operating System Interface) rico em funções que permite aos usuários acessar remotamente qualquer sistema operacional com o GNU/Linux.

Foi desenvolvido com o objetivo de servir tanto aos administradores de sistema quanto aos viajantes. Quer trabalhem com pequenos netbooks ou grandes monitores. Tem suporte para vários protocolos de rede, incluindo RDP, VNC, NX, SSH, EXEC, SPICE e XDMCP.

O Remmina também possui uma interface de usuário integrada e consistente. Ele pode ser usado livremente para fins pessoais e comerciais.É um aplicativo de código aberto gratuito e de alto desempenho, independente da plataforma de acesso a desktop remoto. Ele usa criptografia por padrão e é capaz de executar aplicativos de vídeo e 3D através da rede.

TigerVNC

O TigerVNC é um aplicativo de código aberto gratuito e de alto desempenho, independente da plataforma de acesso a desktop remoto. Ele usa criptografia por padrão e é capaz de executar aplicativos de vídeo e 3D através da rede.

O projeto TigerVNC foi fundado por alguns dos desenvolvedores antigos da TightVNC, e da Red Hat, e o projeto VirtualGL no início de 2009. O objetivo foi fornecer uma solução VNC de alto desempenho baseada nas bases de código RealVNC 4 e X.org.

Ao longo de 2010 e 2011, o projeto VirtualGL contribuiu com muitas horas de trabalho para o desenvolvimento do TigerVNC, com a esperança de transformá-lo em “TurboVNC”. 2.0 “.

X2Go

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

O X2Go é um programa de desktop remoto de plataforma aberta, livre e de código aberto que funciona com um protocolo NX 3 modificado. Funciona de maneira excelente mesmo em baixas larguras de banda.

Você pode usá-lo para acessar qualquer interface GNU/Linux e de um sistema Windows através de um proxy. Também oferece suporte a som, reconexão a uma sessão de outro cliente, compartilhamento de arquivos.

X2Go é muito adequado para conexões de baixa largura de banda, tem suporte para som PulseAudio e permite compartilhar a área de trabalho. O aplicativo consiste em duas partes, x2goclient para o lado do cliente e x2goserver. Este deve ser instalado no sistema de desktop ao qual você deve acessar. O software cliente X2Go está disponível para Windows, Mac OS X e GNULinux.

Guacamole Apache

O Guacamole Apache é um gateway de desktop remoto gratuito e de código aberto baseado na web HTML5. Serve para acessar qualquer computador de qualquer lugar. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a Internet.

O Apache Guacamole oferece aos usuários a conveniência de acessar sistemas físicos e sistemas em nuvem de maneira verdadeiramente informatizada.

Suporta todos os protocolos padrão sem excluir os protocolos RDP e VNC, pode ser usado em nível corporativo, não requer nenhum tipo de plugin, e os administradores podem monitorar/eliminar conexões em tempo real, bem como gerenciar perfis de usuários.

mRemoteNG

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

O mRemoteNG  é um gerenciador de conexões remotas, open source, com abas e multiprotocolo. O mRemoteNG adiciona correções de bugs e novas funções.

Ele permite que você veja todas as suas conexões remotas em uma interface simples, mas poderosa, com guias.

O mRemoteNG suporta os seguintes protocolos:

  • RDP (Remote Desktop/Terminal Server);
  • VNC (Virtual Network Computing);
  • ICA (Citrix Independent Computing Architecture);
  • SSH (Secure Shell);
  • Telnet (REDE DE TELECOMUNICAÇÕES);
  • HTTP/HTTTPS (protocolo de transferência de hipertexto)
    rlogin.

KRDC

Conheça alternativas ao TeamViewer para acesso remoto

O KRDC (Conexão de Área de Trabalho Remota do KDE) é um software de aplicação QT, particularmente um cliente de área de trabalho remota do KDE.

Os protocolos VNC (Virtual Network Computing, VNC) e RDP (Remote Desktop Protocol) são compatíveis de maneira semelhante ao Unix e ao Windows, para que possam ser acessados usando este software.

Como parte do GSoC, os desenvolvedores do projeto ajudaram a compilar o Libvncserver nas plataformas Windows, o que permite que o KRDC tenha uma porta para o Windows.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mozilla Thunderbird 60.7.1 lançado

Como personalizar o Thunderbird com o CustomizeMyBird

VLC 4.0 Media Player Eyeing terá nova interface e melhor suporte Wayland

VLC 4.0 Media Player Eyeing terá nova interface e melhor suporte Wayland