in

Nova versão do Gimp deve sair em breve

O lançamento do GIMP 2.10 está cada vez mais próximo. Um sinal disso é o lançamento de sua primeira (e talvez única) edição de testes.

Está cada vez mais próximo o lançamento da nova versão de um dos mais famosos aplicativos para imagens. Foi lançada a versão de testes do GIMP 2.10 e esta deve ser a única antes da versão final. Mesmo assim, ele já está cheio de novidades. Conheça as surpresas do novo Gimp 2.10.

Vamos às novidades do Gimp 2.10

Entre elas, uma nova adição ao dock, que como você pode ver na imagem que abre o post, mostra o consumo de recursos do programa (CPU, cache GEGL, memória swap). Assim, isto também deve ajudar os desenvolvedores a melhorar o desempenho do programa, facilitando a detecção de problemas.

Gimp 2.10

Também foi melhorado o relatório de bugs com um novo sistema de diálogos automatizados. Além disso, há uma nova recuperação de imagens após uma falha do programa. Da próxima vez que abrirmos o programa, o GIMP tentará resgatar esse trabalho que não foi salvo.

Em relação ao formato de arquivo, a novidade é que o suporte para imagens JPEG 2000 foi movido da biblioteca Jasper para OpenJPEG. Para fins práticos, pressupõe-se que o GIMP poderá importar esses arquivos em qualquer profundidade de cor e incluirá um novo diálogo, que solicitará o uso do espaço de cores.

Gimp 2.10 Shadows

Shadows-Highlighting é o nome de um novo plugin baseado no código do Darktable que vamos encontrar na seção de cores. Isso nos permitirá ajustar sombras e realces independentemente em uma imagem.

Outras surpresas

Gimp 2.10 colors

No GIMP 2.10 você também será capaz de agrupar as máscaras em grupos. O filtro de curvas e níveis foi atualizado (permitirá mudar entre o modo linear e percentual). Será possível desabilitar a exportação de metadados nas preferências do programa. Além disso, bloquear a ferramenta de pincel para que permaneça invariável, independentemente da escala ou rotação da imagem.

Finalmente, há melhorias de desempenho na Generic Graphics Library (GEGL), a biblioteca responsável pelo processamento de imagens.

Gimp 2.10 pato

Ainda não há data para lançamento da edição final do GIMP 2.10. Depende em grande parte da solução de uma dúzia de bugs que estão impedindo sua publicação.

Quem quiser experimentar essas versões tem o AppImages, fornecido por Andrea Ferrero (desenvolvedor do PhotoFlow), que pode ser baixado do GitHub. Mais informações sobre a versão de testes do novo Gimp, na página oficial do aplicativo.

Gimp 2.10

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Olá Linux, até logo Windows!

Usa VPN? Muito cuidado com a escolha

Lançado SimbiOS 18.0 (Ocean)