Conheça excelentes alternativas gratuitas e de código aberto para Microsoft Hyper-V

conheca-excelentes-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-microsoft-hyper-v

A posição da Microsoft durante décadas foi que a criação comunitária e o compartilhamento de código comunitário representavam um ataque direto aos seus negócios. A batalha deles com o Linux remonta a muitos anos. Mas, a empresa não venceu essa batalha e o código aberto tem permitido que muitos softwares sejam, inclusive, alternativas excelentes. Neste artigo, você conhecerá ótimas alternativas gratuitas e de código aberto para Microsoft Hyper-V.

Microsoft e o código aberto

Nos últimos anos, houve uma mudança parcial por parte da Microsoft para abraçar o paradigma do software de código aberto. Por exemplo, alguns de seus códigos são de código aberto. Os exemplos incluem Visual Studio Code, .NET Framework, o agora abandonado Atom e PowerShell. Eles também fizeram investimentos no desenvolvimento de Linux, tecnologia de servidores e organizações, incluindo a Linux Foundation e a Open Source Initiative.

A empresa fez aquisições como o Xamarin para ajudar no desenvolvimento de aplicativos móveis e o GitHub, um repositório de código extremamente popular para desenvolvedores de código aberto. E eles fizeram parceria com a Canonical, os desenvolvedores da popular distribuição Ubuntu. Mas muitos desenvolvedores permanecem extremamente céticos em relação à Microsoft e sua aparente mudança para adotar o código aberto.

Alternativas ao Microsoft Hyper-V

Hyper-V é um hipervisor Tipo 1; ele pode criar máquinas virtuais em sistemas x86-64 executando Windows. Um hipervisor Tipo 1 é conhecido como nativo ou bare-metal. Com esse tipo, o hipervisor é executado diretamente no hardware do host para controlar os recursos de hardware e gerenciar sistemas operacionais convidados. Em outras palavras, o hipervisor de software não requer um sistema operacional subjacente adicional.

Hyper-V é um software proprietário e não está disponível para Linux. Recomendamos as melhores alternativas gratuitas e de código aberto.

Proxmox

Proxmox é uma plataforma de virtualização projetada para provisionamento de infraestrutura hiperconvergente. Proxmox permite implantação e gerenciamento de máquinas virtuais e contêineres. Uma ferramenta baseada em um kernel Ubuntu LTS modificado.

conheca-excelentes-alternativas-gratuitas-e-de-codigo-aberto-para-microsoft-hyper-v

Xen

O Xen pode executar com segurança diversas máquinas virtuais, cada uma executando seu próprio sistema operacional, em um único sistema físico com desempenho próximo ao nativo. A Xen Cloud Platform atende às necessidades de provedores de nuvem, serviços de hospedagem e data centers, combinando os recursos de isolamento e multilocação do hipervisor Xen com tecnologias aprimoradas de segurança, armazenamento e virtualização de rede.

KVM

KVM (para máquina virtual baseada em kernel) é uma solução de virtualização completa e de código aberto para Linux em hardware x86 contendo extensões de virtualização (Intel VT ou AMD-V).

O KMV consiste em um módulo de kernel carregável, kvm.ko, que fornece a infraestrutura central de virtualização e um módulo específico do processador, kvm-intel.ko ou kvm-amd.ko.