in

Conheça o GNU/Linux Alpine

alpine
Alpine Linux é Sistema Operacional desenvolvido em torno de musl, libc e busybox. Isso o torna menor e mais eficiente em termos de recursos do que as distribuições GNU/Linux tradicionais.
Ele possui várias ISO’s que de 106 MB até 330 MB. E não pense que por ser pequena no que diz respeito ao tamanho da ISO, ela seja incompleta. Ela conta com uma grande variedade de pacotes em seus repositórios.
Alpine Linux é uma distribuição muito simples e ela usa seu próprio gerenciador de pacotes chamado apk, o sistema de inicialização usado é o OpenRC, o que fornece um ambiente Linux simples e leve.
O Alpine Linux conta com vários tipos de hardware, para computadores mais recentes, para Raspberry Pi, virtualização, processadores ARM entre os mais variados tipos, servidores e ainda possui uma versão para quem adora escolher os pacotes a serem instalados, algo como um netinstall mas que eles chamam de Standard.

Download

Logo abaixo você pode conferir o site do projeto ou se preferir ir direto para a página do download e escolher a versão mais adequada.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.