Conheça o Atlas, um sistema operacional Windows aberto otimizado para jogos

Sistema Atlas foca na privacidade

Se você procurava uma versão livre de bloatware do Windows, talvez tenha encontrado e já te dizemos porquê! Houve algumas tentativas de apresentar uma versão do Windows sem confusão (não oficialmente). E, apesar do Atlas OS ser mais do mesmo, ele é um sistema impressionante. O Atlas é simplesmente uma versão modificada do Windows.

Atlas OS: Uma versão modificada do Windows

Para esclarecer, o Atlas OS não é uma versão independente do Windows. Você ainda precisa de uma chave genuína para o Windows (home/pro). O Atlas OS não é uma edição de código aberto do “Windows”. Os arquivos/instaladores usados para modificar a instalação do Windows em sua máquina são de código aberto.
O Atlas OS elimina todas as deficiências do sistema operacional Windows para fornecer uma experiência mais rápida e privada para jogos e outras necessidades.

Depois que todas as otimizações e ajustes estiverem em vigor, sua experiência com o Windows será convertida para a experiência “Atlas OS”. E é por isso ele é mencionado pelo It´s FOSS como o projeto Atlas ou Atlas OS de forma intercambiável.

Alguns dos principais destaques do projeto incluem:

  • Reduz o número de processos em execução no Windows;
  • É de código aberto. Assim, você pode verificar a autenticidade do que ele faz antes de experimentá-lo;
  • Elimina a telemetria;
  • Exclusivo de áudio desativado;
  • Dispositivos desnecessários desativados;
  • Economia de energia desabilitada (para computadores pessoais);
  • Mitigações de segurança com alto desempenho desabilitadas;
  • Modo MSI ativado automaticamente em todos os dispositivos;
  • Otimização da configuração de inicialização;
  • Agendamento de processos otimizado.

A verdade é que o Windows suga uma parte significativa dos recursos do sistema para seus serviços e nuances em segundo plano. Portanto, o projeto Atlas visa eliminar tudo e otimizar ainda mais sua experiência para oferecer a você todo o desempenho, aumentando o FPS e garantindo sessões de jogo rápidas.

Para não esquecer, menos bloatware e nenhum processo inútil é melhor para a privacidade. Por exemplo, em uma instalação padrão do Windows sem os ajustes do Atlas, você obtém mais de 100 processos e uma boa parte do consumo de RAM. Depois de aplicar as modificações do Atlas, você acaba com 30-40 processos do sistema e menos consumo de memória.

Com mais recursos disponíveis, os jogos devem ter um desempenho potencialmente melhor do que o normal. Esse sistema é focado nos jogos e na privacidade, o que pode ser ideal para as pessoas que gostam do Windows, mas não se sentem seguros usando ele.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile