Conheça o Blackberry Pi e coloque o desktop Linux em seu bolso

Temos que admitir que o Android não era o que a maioria de nós tinha em mente quando queríamos ter o Linux rodando em nossos telefones. Embora haja um kernel (relativamente) familiar escondido no núcleo do sistema operacional móvel do Google, o restante do ambiente é estranho o suficiente para que você não possa executar o software Linux nele sem passar por alguns obstáculos. Embora isso seja bom para a maioria das pessoas, ainda existe um grupo considerável de usuários que ainda sonham com um dispositivo móvel que possa executar um sistema operacional Linux completo sem nenhum comprometimento. Então, conheça o Blackberry Pi e coloque o desktop Linux em seu bolso.

A julgar pelo trabalho colocado no Blackberry Pi, estamos dispostos a apostar que [IMBalENce] cai nesse campo. O handheld personalizado combina o Raspberry Pi Zero, um LCD de 320 × 240 e o teclado BBQ20KBD da Solder Party com uma célula de bolsa LiPo de 2500 mAh e circuitos de carregamento associados. Opcionalmente, ele também suporta módulos como a câmera Raspberry Pi, um relógio em tempo real, um ADS1015 ADC para ler a tensão da bateria e até um hub USB – embora você não possa ter todos os presentes instalados de uma só vez, pois desenha corrente demais.

Conheça o Blackberry Pi e coloque o desktop Linux em seu bolso

Tudo é embalado em uma caixa impressa em 3D que se parece mais ou menos com um Game Boy DMG-01 original se alguém substituísse a metade inferior por um teclado minúsculo. Apreciamos o tema ZX Spectrum, mesmo que não esteja imediatamente claro como ele se relaciona com o projeto, além de ser uma desculpa para brincar com impressão multicolorida. [IMBalENce] diz que o produto final funciona muito bem, embora as teclas relativamente limitadas no teclado do BlackBerry tornem complicado usar o dispositivo para escrever código.

Interessado em Linux móvel, mas não está tentando construir o hardware sozinho? Veja o SQFMI Beepy, que é bastante semelhante em termos de hardware, mas precisa muito de alguns talentosos criadores de pinguins que estejam dispostos a entrar e trabalhar no software e na documentação. 

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile