in

Conheça o Flatseal, uma ferramenta que facilita o gerenciamento de permissões Flatpak

Esta é uma ferramenta para pessoas que sabem o que são permissões e por que podem querer ajustá-las ou gerenciá-las.

Usuários que amam aplicativos Flatpak apreciarão o Flatseal, um novo aplicativo GTK que facilita o gerenciamento de permissões do Flatpak.

Como um formato de aplicativo isolado, os aplicativos Flatpak precisam solicitar permissão individual para acessar diferentes partes do seu sistema ou hardware configurado. Por exemplo, permissão para acessar a rede, permissão para mostrar notificações e permissão para ler arquivos na sua pasta ~/Downloads.

Gerenciamento de permissões Flatpak com o Flatseal

No GNOME 3.32, é possível gerenciar as permissões de aplicativos Flatpak por aplicativo usando a seção Aplicativos em Configurações.

O Flatseal oferece recursos muito semelhantes aos disponíveis nativamente, mas dentro de uma visão geral um pouco mais eficiente:

Conheça o Flatseal, uma ferramenta que facilita o gerenciamento de permissões Flatpak
Imagem: Reprodução | OMG Ubuntu.

A loja Flathub diz o seguinte sobre o Flatseal:

O Flatseal é um utilitário gráfico para revisar e modificar permissões básicas de seus aplicativos Flatpak.

Mais do que isso, o Flatseal é um utilitário de “usuário avançado” destinado a pessoas que fazem uso intenso de aplicativos Flatpak. Dessa forma, não é necessário oferecer explicações simples de cada permissão ou dividir as coisas em seções menores.

Esta é uma ferramenta para pessoas que sabem o que são permissões e por que podem querer ajustá-las ou gerenciá-las.

De maneira bem ordenada, o aplicativo também inclui um botão “redefinir” para restaurar as permissões para seus valores padrão. Isso é útil se você fizer uma mudança que não pretendia ou se deparar com problemas depois de fazer uma alteração.

Qualquer pessoa com apenas alguns aplicativos instalados provavelmente encontrará a seção Configurações do Gnome como uma saída adequada para gerenciar as permissões do Flatpak. Mas, para aqueles que querem maior controle (e maior responsabilidade), o Flatseal se destaca como a ferramenta ideal.

Instale o Flatseal

O Flatseal é um software de código aberto gratuito disponível para download no GitHub. Além disso, ele está disponível para instalação na Flathub, a loja de aplicativos Flatpak.

Fonte: OMG Ubuntu