in

Conheça o GamePad: Uma nova plataforma de jogos 100% dedicada ao Linux e de código aberto

O GamePad tem como objetivo florescer a plataforma aberta.

Conheça o GamePad: Uma nova plataforma de jogos 100% dedicada ao Linux e de código aberto
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Assim, o GamePad, um novo participante da plataforma de jogos abertos, lançou uma campanha de crowdfunding no site Kickstarter para sua mais recente plataforma de jogos dedicada ao Linux.

Iniciado em abril de 2019, o GamePad é inspirado na plataforma de distribuição digital GOG (Good Old Games) para videogames e filmes, para fornecer uma plataforma de jogos 100% dedicada ao Linux.

Uma plataforma de jogos 100% dedicada ao Linux

O GamePad é uma plataforma gratuita e de código aberto. Portanto, você poderá fazer o download do código-fonte que será lançado sob uma licença FOSS e com uma API aberta.

Além disso, você pode modificar o código fonte para adicionar novos recursos e personalizar para criar seu próprio cliente para qualquer distribuição Linux.

Qual a diferença entre o GamePad e a Steam?

A tentativa de jogar no Linux pode ser difícil devido à compatibilidade da plataforma. Você pode usar o Wine, mas ele é osso duro de roer. Portanto, no final, você é forçado a mudar para o Windows.

A maioria dos jogos é projetada como prioridade para o Windows e considerada opcional para Linux. Assim, esse também é o motivo pelo qual o usuário do Linux se sente deprimido, pois não pode desfrutar de alguns jogos.

O GamePad é a plataforma de jogos mais recente que tem como alvo principal o sistema operacional Linux e adiciona novos jogos em sua loja para os amantes do Linux.

Para evitar problemas, travamentos e falhas, o GamePad inclui apenas os jogos testados por uma pessoa real, e não por algoritmos.

O GamePad não se destina a concorrer com outras plataformas já existentes, como a Steam, a GOG e o Lutris. Em vez disso, o GamePad tem como objetivo florescer a plataforma aberta e trabalhar em colaboração com outros gerenciadores de jogos, para que os usuários do Linux possam se beneficiar mais e aproveitar seus jogos favoritos.

Pelo mesmo motivo, o GamePad planeja fornecer um patch para a integração do GamePad com outras plataformas. No entanto, você também pode executar o GamePad via WINE ou pelo gerenciador de pacotes Flatpak.

Quando o GamePad estará disponível para público?

Atualmente, o GamePad está fazendo um crowdfunding para seu projeto que durará até março de 2020. Você também pode contribuir com a campanha do GamePad no Kickstarter. Os colaboradores receberão uma recompensa extra na plataforma com base na quantia que pagarem.

Conheça o GamePad: Uma nova plataforma de jogos 100% dedicada ao Linux e de código aberto
Por enquanto, você pode olhar para os próximos marcos do GamePad. Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Fonte: Fossbytes

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Novo Windows Phone vai executar aplicativos Android

Novo Windows Phone vai executar aplicativos Android

Morre Larry Tesler, criador do 'copiar e colar'

Morre Larry Tesler, criador do ‘copiar e colar’