Conheça o GNOME Connections para acesso remoto

Conheça o GNOME Connections para acesso remoto

Um novo aplicativo promete atender os usuários do ambiente de trabalho do GNOME que desejam se conectar remotamente a outros computadores. O desenvolvedor Felipe Borges anunciou um novo aplicativo chamado “Connections”. Ele deve fazer parte da próxima versão do ambiente de desktop GNOME. Neste post, conheça detalhes sobre o GNOME Connections para acesso remoto.

O GNOME Connections é um novo aplicativo que visa ser um cliente de desktop remoto moderno para o ambiente de desktop GNOME. O aplicativo tira proveito dos padrões VNC (Virtual Network Client) e RDP (Remote Desktop Protocol) e permite que os usuários se conectem a máquinas remotas.

Conheça o GNOME Connections para acesso remoto

O Connections é um aplicativo totalmente novo que eu montei no mês passado. É um cliente de área de trabalho remota para os protocolos VNC e RDP sobre o mesmo código de back-end que já estávamos usando nas caixas GNOME *: gtk-vnc e gtk-frdp,afirma Borges.

O conjunto de desktops GNOME já é fornecido com um cliente de desktop remoto, chamado Vinagre, mas o GNOME Connections foi projetado para substituí-lo em versões futuras do popular ambiente de desktop. Dessa forma, Vinagre não receberá novos recursos e será aposentado em breve.

Comparado a Vinagre, o GNOME Connections possui uma interface moderna e segue as Diretrizes de Interface Humana (HIG) do GNOME, e é mais fácil de manter. Atualmente, o aplicativo foi projetado para funcionar com os recursos de conexão remota no GNOME Boxes, que também serão removidos posteriormente, provavelmente no GNOME 3.40.

Ele basicamente tem a mesma base de código que o GNOME Boxes para o código específico do protocolo e exibição, então você provavelmente terá a mesma experiência que as conexões remotas no Boxes hoje, disse o desenvolvedor Felipe Borges.

Ainda iniciando o desenvolvimento

Por enquanto, o GNOME Connections está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas os desenvolvedores planejam adicionar recursos de conexão remota mais avançados. A primeira versão estável está planejada para o final deste outono, juntamente com o próximo ambiente de desktop GNOME 3.38, com lançamento previsto para 16 de setembro de 2020.

Até lá, se você quiser ajudar o desenvolvedor a resolver bugs ou adicionar novos recursos, sempre poderá baixar e instalar o GNOME Connection como um Flatpak no Flathub.

Fonte: 9to5 Linux

Sair da versão mobile